retenção de talentos jurídico_fauzansaari_unsplash

4 dicas para melhorar a retenção de talentos no departamento jurídico

BlogPosts
Nenhum comentário

Retenção de talentos é um desafio para qualquer empresa. Para as organizações no Brasil, o desafio é maior ainda em razão do cenário geral do país. Um ranking produzido pelo Institute for Management Development para medir a capacidade de um país atrair, desenvolver e reter talentos, revelou que o Brasil está em 58º lugar entre 63 países.

5 práticas fundamentais para uma gestão jurídica produtiva

Existem milhares de razões que motivam uma pessoa a trocar de emprego e, ao que tudo indica, a maioria dos profissionais brasileiros está inquieta nessa busca. Uma pesquisa conduzida pelo site Love Mondays mostrou que 70% dos brasileiros pretendem fazer isso em 2019 e as maiores razões para tanto são o desejo de um trabalho “mais conectado com o propósito de vida” e “pouca oportunidade de crescimento”.

A retenção de talentos nos departamentos jurídicos

Nos departamentos jurídicos, oportunidades por bons talentos está em alta, mostrou uma pesquisa da consultoria de Recursos Humanos, Robert Half. Entre as competências mais buscadas, estão pessoas com perfis empreendedores, multitarefas e com visão e negócios.

Departamento jurídico: as competências essenciais que o diretor 4.0 precisa ter

Mas como fazer para encontrá-los e garantir que eles permaneçam? Nós da Academia Mol listamos quatro dicas para ajudar nesta tarefa.

Invista em um bom processo de seleção

Um dos principais pontos por trás de uma boa estratégia de retenção de talentos é investir em um processo seletivo preciso e que seja composto por critérios rigorosos, especialmente no que diz respeito ao perfil de advogado que se está buscando.

Além disso, é preciso avaliar reputação da empresa, um fator importante na hora de atrair os melhores talentos. De acordo com a Robert Half, quase 100% dos candidatos dos processos que a consultoria realiza buscam pesquisar sobre a reputação da empresa. “Uma organização de renome tende a atrair bons perfis”, lembra a consultoria.

Entenda as melhores práticas da governança corporativa

Tenha um plano de desenvolvimento profissional

Segundo o Sebrae, reter talentos não é algo que possa ser dissociado da valorização dos colaboradores da empresa. “Para não perder grandes potenciais humanos, é necessário valorizar e motivar o funcionário para o trabalho”, lembra a entidade.

E uma maneira de fazer isso é ajudando os profissionais no seu desenvolvimento, seja por meio de cursos, treinamentos ou incentivando a sua participação em eventos importantes, como congressos focados na sua área de atuação.

No Direito, é cada vez mais urgente que os profissionais estejam a par das novidades e tendências. Portanto, incentivá-los a deixar o escritório para se conectar com o que está acontecendo fora da empresa é essencial e definitivamente é algo que irá ajudar a reter esses talentos.

4 dicas para ter sucesso na gestão estratégica do departamento jurídico

Estabeleça um pacote atraente de remuneração e benefícios

Uma remuneração competitiva é importantíssima, mas é algo que qualquer empresa poderá fazer pelos melhores e mais cobiçados profissionais do direito. Por que não pensar em um pacote financeiro competitivo, aliado com benefícios paralelos? Oferecer um bom plano de saúde, ajuda de custos para treinamentos ou até mesmo a possibilidade de se fazer home office ou manter horários flexíveis podem fazer a diferença.

Garanta um bom ambiente de trabalho

O Sebrae lembra que, hoje em dia, profissionais buscam mais do que remuneração, mas também qualidade de vida dentro e fora do trabalho. Portanto, uma maneira de estimular a retenção de talentos também passa por oferecer um ambiente de trabalho agradável, nos quais os colaboradores tenham autonomia para executar suas tarefas.

Por parte dos gestores do departamento jurídico, vale também realizar feedbacks semestrais, assim, o profissional se sentirá valorizado, reconhecido e confiante de que está no caminho certo no seu dia a dia na empresa.

 

Rescisão do contrato de trabalho: o que a lei diz a respeito?

O conteúdo oferecido faz parte da Academia MOL.

Para saber mais sobre a MOL – Mediação Online, acesse www.mediacaonline.com.

Siga a gente no Instagram, LinkedIn e Facebook.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Posts Recentes

Menu