Gestão estratégica para departamento jurídico_erol_ahmed_unsplash

4 dicas para ter sucesso na gestão estratégica do departamento jurídico

BlogPosts
Nenhum comentário

Gestão estratégica é o processo de gerenciamento de todos os recursos de uma organização que ajudam uma empresa a atingir suas metas e objetivos. Embora seja um conceito muito associado a grandes corporações, se tornou um assunto cada vez mais debatido no mundo jurídico.

Um dos fatores que demanda uma gestão cada vez mais eficiente de departamentos jurídicos e escritórios é uma característica da Justiça brasileira. No país, cerca de 80% dos processos que tramitam no Judiciário têm uma empresa como parte. Como as despesas dessa natureza impactam significativamente no resultado das empresas, as próprias corporações pressionam cada vez mais por eficiência e resultados.

Por isso, manter um departamento jurídico organizado, atuante e eficiente deve ocupar o topo da lista de prioridades do gestor dessa área.

Como fazer uma gestão estratégica de sucesso

As competências e melhores práticas de gestão são conhecimentos desenvolvidos pelos profissionais do direito somente depois de sua entrada no mercado de trabalho. Diferentemente de engenheiros e administradores, formandos de Direito não saem da faculdade preparados para serem gestores ou empreendedores. A barra no mundo real, no entanto, só fica cada vez mais alta.

Para você que está começando a estudar o assunto ou que busca se aperfeiçoar sempre, a Academia MOL listou quatro dicas que vão ajudar no desenho de um plano de ação.

Mudança de mindset

Ser um excelente advogado, conhecer as leis profundamente leis e se atualizar sempre não basta para que uma liderança jurídica tenha sucesso em uma corporação.

Portanto, buscar uma formação complementar que traga um conhecimento mais profundo e amplo sobre o mundo corporativo é essencial. Assim, ao assumir assume essa função, estará mais preparado para identificar os indicadores mais importantes e elaborar uma estratégia de gestão de sucesso. Busque ser menos um advogado tradicional e mais um executivo jurídico.

Leia também: Gestão de processos: como lidar com a demanda de processos judiciais

Satisfação do cliente

Um dos pontos essenciais da gestão estratégica é entender o impacto das ações da área nos seus clientes e saber se eles estão satisfeitos com o processo e com os resultados obtidos. Isso é algo que somente os clientes podem responder e uma das maneiras se obter essa informação é por meio do NPS (Net Promoter Score).

Esse método tem como objetivo medir o grau de assertividade do relacionamento entre empresa e cliente por meio da pergunta: “Em uma escala de um a dez, o quanto você indicaria a empresa para um amigo?” Quanto mais próxima de dez for a resposta, melhor é a avaliação.

Sabe o que é NPS? Veja nosso artigo que mostra como o jurídico das empresas pode contribuir com esse índice

Relatórios atualizados

Em quantos casos a empresa está envolvida? Em qual fase se encontram hoje? Quais os próximos passos? Quais os próximos prazos? Essas são perguntas para as quais o departamento jurídico precisa ter respostas precisas e que permitam uma tomada de decisão rápida e certeira. Para tanto, uma dica é manter uma base de relatórios detalhados sobre cada um dos casos dos quais a empresa é parte e que seja atualizada sempre que novos desdobramentos surgirem.

Administração dos recursos e serviços

Segundo a organização Legal Ethics Compliance, realizar uma boa administração dos recursos da área e também dos serviços contratados pela é outra maneira de realizar uma gestão jurídica de sucesso. Analise as rotinas e processos para entender quais tarefas podem ser realizadas pelo time interno e quais devem ser delegadas para uma equipe externa, sempre avaliando custos e benefícios.

Gostou desse conteúdo? Cadastre-se em nossa newsletter e fique ligado em todas as novidades da MOL

O conteúdo oferecido faz parte da Academia MOL.

Para saber mais sobre a MOL – Mediação Online, acesse www.mediacaonline.com.

Siga a gente no Instagram, LinkedIn e Facebook. 🙂

,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Posts Recentes

Menu