Soluções amigáveis de conflitos no setor de telefonia

5 benefícios de apostar na solução amigável de conflitos no setor de telefonia

BlogPosts
Nenhum comentário

Soluções amigáveis de conflitos são o uso de métodos alternativos para resolver controvérsias de uma maneira que a interferência da Justiça, que é lenta e custa caro, seja mínima ou inexistente. Têm como objetivo ajudar as partes a encontrar um consenso que atenda as suas necessidades e que seja benéfico para todos os envolvidos.

Para o setor de telefonia, cujas empresas estão entre as maiores litigantes da Justiça e foram eleitas por consumidores como as menos confiáveis, incluir métodos como a mediação e a negociação à estratégia jurídica é extremamente vantajoso. Isso porque reduz redução o estoque de ações no Judiciário, trazendo uma economia de tempo e dinheiro, além de ajudar a restaurar o relacionamento com a outra parte.

4 indicadores de desempenho para o setor de telefonia

A mediação e negociação como soluções amigáveis

Entre os métodos para soluções amigáveis de conflitos destacam-se a mediação e a negociação. A primeira foca em problemas mais complexos, entre partes que já tenham um relacionamento, enquanto a outra é indicada para questões pontuais e objetivas.

Mediação

A mediação é o método por meio do qual as partes em conflito dialogam juntas na busca por um acordo, tudo com a ajuda de uma terceira figura, neutra e imparcial, e que é o mediador.

Essa é a ferramenta mais indicada para resolver questões entre pessoas físicas ou jurídicas que se relacionavam anteriormente. Busca um olhar mais atento e emocional, além de restaurar a confiança entre as partes.

Negociação

A negociação, por sua vez, é indicada em casos simples e pontuais, nos quais as partes não necessariamente mantinham qualquer relacionamento prévio. Aqui, a ideia é a de buscar uma solução objetiva, que dê fim ao conflito.

Embora aconteçam fora do âmbito estatal, a mediação e a negociação resultam em acordos extrajudiciais que tem o caráter de títulos executivos extrajudiciais. E isso faz com que o documento ofereça a segurança jurídica necessária para garantir os direitos das partes.

Graças aos avanços tecnológicos, esses métodos ganharam um novo e ainda mais atraente destaque: a possibilidade de serem realizados em ambientes virtuais. Como resultado, uma empresa pode realizar sessões de mediação ou negociação com pessoas físicas e jurídicas baseadas em qualquer lugar do Brasil e do mundo, basta apenas uma conexão de internet.

No caso das soluções oferecidas pela Mediação Online para mediação e negociação, as sessões realizadas por meio da plataforma virtual originam um acordo online, que tem a validade de um título jurídico extrajudicial. Tal característica protege as tratativas com toda a segurança jurídica necessária.

Os benefícios das soluções amigáveis para a telefonia

O panorama das soluções amigáveis de conflitos pode trazer à tona uma série de benefícios para os negócios das empresas do setor de telefonia, bem como para seu relacionamento com consumidores, parceiros e fornecedores. Abaixo, a Academia MOL reuniu cinco deles.

1 – Melhoram a imagem da empresa

Apostar em soluções amigáveis é algo que agrada a todas as partes envolvidas. Quando se fala em resolver o problema em um ambiente digital, isso é ainda mais interessante. Na experiência da MOL, a aposta nesses métodos se traduz em um aumento no NPS (Net Promoter Score) da empresa, o método que avalia o nível de satisfação dos clientes quanto aos serviços prestados.

2 – Resolvem os conflitos mais comuns

Entre os problemas que minam a confiança dos consumidores, por exemplo, na relação com empresas do setor de telefonia estão práticas abusivas, bem como a negativação ou a cobrança indevida. Todos esses conflitos podem ser resolvidos por meio das soluções amigáveis. Lembrando que os métodos permitem, ainda, a resolução de casos que já estejam tramitando na Justiça ou não.

Como reconquistar a confiança do consumidor nas empresas de telefonia?

3 – Podem ser usadas em um alto volume de casos

Uma vantagem do uso dos métodos alternativos por meio de plataformas digitais, como a oferecida pela Mediação Online, é que as sessões podem ser realizadas a qualquer hora e lugar. Não exigem, portanto, a presença das partes no mesmo local, algo que facilita que um alto volume de casos seja resolvido de maneira mais eficiente que a Justiça.

4 – São mais rápidas que a Justiça

Apostar nessas soluções amigáveis vão se traduzir em uma importante economia de tempo para as empresas. Na Justiça, um caso leva, em média, dois anos e seis meses até que seja julgado em primeira instância. Por meio da negociação e a mediação, especialmente no ambiente online, um caso pode ser resolvido de forma até 30 vezes mais rápida.

5 – E mais baratos também

Os custos envolvidos na litigância são altos. Além dos valores envolvidos no ato de litigar em si, tal qual custas judiciais, há que outros itens, como deslocamento. No caso das soluções amigáveis, isso pode ser drasticamente reduzido pela opção de usá-las em sua forma virtual. Na experiência da MOL, estamos falando de soluções seis vezes mais econômicas.

 

Gostou desse conteúdo da Academia MOL? Então cadastre-se na nossa newsletter e fique ligado em todas as novidades

O conteúdo oferecido faz parte da Academia MOL.

Para saber mais sobre a MOL – Mediação Online, acesse www.mediacaonline.com.

Siga a gente no InstagramLinkedIn e Facebook.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Posts Recentes

Menu