acordo extrajudicial trabalhista

5 benefícios do acordo extrajudicial trabalhista

BlogPosts
Nenhum comentário

Apostar em acordo extrajudicial trabalhista em detrimento dos processos judiciais, é uma aposta acertada das empresas. Pudera: a Justiça do Trabalho hoje 1,5 milhão de ações em trâmite e o tempo médio entre o início e fim de uma ação é de dois anos e nove meses. Isso significa que resolver um conflito trabalhista na Justiça custa tempo e dinheiro aos cofres das empresas, além de ser um desgaste emocional importante para o colaborador na outra ponta.

Acordo online: como empresas estão evitando os altos custos e a burocracia dos processos

Por isso, usar o diálogo como principal arma de comunicação e das técnicas dos meios alternativos de resolução de conflitos, que permitem solucionar questões trabalhistas sem que seja necessária a interferência do Judiciário, é o melhor caminho. Por meio da mediação e da negociação, é possível dar fim a um problema com segurança jurídica uma vez que o acordo extrajudicial trabalhista sempre contemplará o melhor interesse de todos os envolvidos. 

Veja abaixo os principais benefícios do acordo extrajudicial trabalhista:

  • Pode ser usado nos conflitos trabalhistas mais comuns

De acordo com dados do Tribunal Superior do Trabalho, os assuntos mais recorrentes na seara trabalhista dizem respeito ao pagamento de verbas associadas ao intervalo intrajornada, honorários advocatícios, indenização por danos morais, entre outros. Pois bem: todos esses pontos podem ser discutidos em âmbito extrajudicial. Ou seja, é possível usar do acordo extrajudicial trabalhista para dar fim aos conflitos que tenham esses pontos no seu objeto.

  • É mais rápido

Nós já mencionamos acima que uma ação judicial na Justiça do Trabalho pode levar mais de dois anos até que seja finalizada. Ao usar a mediação ou a negociação para solucionar o conflito, no entanto, é possível que as partes entrem em um acordo em questão de minutos, uma vez que a conversa entre elas acontece em um ambiente amigável e humano, no qual as preocupações e todos os lados são ouvidas e consideradas com seriedade e empatia. 

  • É mais barato

Alguns estudos dão conta de que uma ação custa em torno de 94 mil reais para os cofres de uma empresa. É um montante que envolve custas processuais, honorários, gastos com transporte e outros itens. O uso do acordo extrajudicial trabalhista, seja ele conquistado via mediação ou negociação, é até seis vezes mais econômico, ajudando, portanto, na redução dos custos da companhia. 

  • É tão seguro quanto a Justiça

Um acordo extrajudicial trabalhista que é fruto de uma sessão de mediação ou negociação é totalmente revestido de segurança jurídica. Isso porque o documento que dá origem ao acordo é negociado entre as partes em pé de igualdade e é assinado por ambas. Tem, portanto, a validade de um título jurídico extrajudicial.

  • É escalável quando feito online

Hoje, é perfeitamente possível que as empresas conduzam sessões de mediação ou negociação por meio de plataformas digitais. Assim, não é necessário que as partes envolvidas em um conflito trabalhista estejam no mesmo local. Isso é um facilitador enorme, principalmente para grandes empresas, com operações espalhadas por todo o país, e permite que um alto número de casos sejam resolvidos de forma mais rápida e eficiente.

Gostou desse conteúdo da Academia MOL? Então cadastre-se na nossa newsletter e fique ligado em todas as novidades

O conteúdo oferecido faz parte da Academia MOL.

Para saber mais sobre a MOL – Mediação Online, acesse www.mediacaonline.com.

Siga a gente no Instagram, LinkedIn e Facebook.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Posts Recentes

Menu