companhias aéreas

5 razões para as companhias aéreas apostarem nos meios alternativos de resolução de conflitos

BlogPosts
Nenhum comentário

As companhias aéreas transportam, diariamente, milhares de pessoas. Só em 2019, por exemplo, 83,9 milhões de passageiros circularam pelos aeroportos brasileiros, segundo números atualizados da Infraero. Um contingente como esse, somado ao tamanho das operações dessas empresas, deixa evidente os riscos jurídicos aos quais as companhias aéreas estão expostas. 

Menos burocracia, mais tecnologia! Os benefícios da mediação online para as empresas

O problema é que qualquer ação judicial, independentemente do tema no qual toca, é um caminho longo, custoso e que traz transtornos para todos os envolvidos. Companhias aéreas e consumidores. Nesse sentido, incluir os meios alternativos de resolução de conflitos na estratégia jurídica da empresa pode ajudar, e muito, que os problemas sejam resolvidos antes de se tornarem um processo.  

Com isso em mente, nós da Academia Mol iremos mostrar neste post o porquê. Confira abaixo cinco razões para as companhias aéreas apostarem nos meios alternativos de resolução de conflitos, como a mediação ou a negociação.

1 – Restauram a confiança entre as partes

Os meios alternativos de resolução de conflitos partem da premissa de que a questão será resolvida na base do diálogo, fazendo com que as partes interajam e encontrem uma solução que seja benéfica a todos. 

Por essa razão, ao apostar na mediação ou na negociação, as companhias aéreas estarão optando por uma abordagem mais humana para os problemas que podem nascer na relação com seus passageiros, por exemplo. E isso é algo que deixa todos mais confortáveis e confiantes no processo. 

2 – Ajudam a reduzir custos

Se as companhias aéreas ainda não fizeram essa conta, é melhor fazer: um processo judicial custa, em média, 94 mil reais para os cofres das empresas. Nesse valor, estão contabilizados honorários advocatícios, custas processuais, viagens. Ao optar pelos meios alternativos, as aéreas estarão diante de uma solução até seis vezes mais barata. 

3 – Resolvem conflitos de forma mais rápida

Se um processo judicial custa quase 100 mil reais, é preciso lembrar, ainda, que o tempo de tramitação de uma ação é longo. Na Justiça, não tem essa de resolver a questão e ter a sentença no dia seguinte: em média, diz o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o tempo médio de tramitação de uma ação não criminal no primeiro grau é de 2 anos e 5 meses.

Quando se usa a mediação ou a negociação, é possível resolver a questão em poucos dias ou horas: na experiência da Mediação Online, solucionar um conflito por meio dos métodos alternativos pode ser até 30 vezes mais rápido que pelas vias judiciais.

Cancelamento de viagens: os impactos do novo coronavírus nas companhias aéreas

4 – Melhoram a imagem da empresa

Quando se trata de forma humana um conflito com um consumidor, um fornecedor e até um colaborador, a tendência é a de que essa pessoa se sinta à vontade para ouvir o que a empresa tem a dizer e confiar nas informações prestadas. Portanto, com os meios alternativos, é comum que a empresa saia mais bem avaliada depois das sessões, aumentando o seu NPS (Net Promoter Score).

5 – Solucionam os problemas mais comuns no setor

Os meios alternativos de resolução de conflitos, como a mediação e a negociação, são perfeitamente aplicáveis para solucionar os problemas mais comuns que atingem o setor das companhias aéreas. Questões trabalhistas, contratuais e com consumidores podem, e devem, ser alvo destes métodos. 

Além de promover redução de custos e eficiência para todos os envolvidos em um conflito, os meios alternativos também ajudam a promover uma cultura de paz e diálogo entre todos os envolvidos. E o mundo só tem a ganhar com isso. 

Gostou desse post? Então se cadastre na nossa newsletter e fique de olho nas novidades

O conteúdo oferecido faz parte da Academia MOL

Para saber mais sobre a MOL – Mediação Online, acesse www.mediacaonline.com

Siga a gente no Instagram, LinkedIn e Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Posts Recentes

Menu