Acordo online: como empresas esto evitando os altos custos e a burocracia dos processos

Acordo online: como empresas estão evitando os altos custos e a burocracia dos processos

BlogPosts
Nenhum comentário

O acordo online é uma das coisas que nascem dos avanços tecnológicos e revolucionam comportamentos. Graças a ele, hoje é possível a solução de controvérsias a qualquer hora e em qualquer lugar, excluindo da equação horários e prazos rígidos da Justiça que dificultam, quando não impossibilitam, a resolução de um conflito.

No caso das instituições financeiras, apostar no acordo online pode se revelar a melhor alternativa para lidar com os milhares de processos judiciais atualmente em trâmite, bem como evitar a judicialização de novos casos. Um drible e tanto nos altos custos e a burocracia dos processos judiciais.

O que é acordo online

O acordo online resulta das sessões de algum método alternativo de solução de conflitos, como a mediação ou a negociação, em ambiente digital. Assim, não é necessário que as partes estejam juntas para resolver a questão, bastando o acesso à internet para a realização da sessão.

Negociação e mediação: o acordo digital para resolução de conflitos

No caso das soluções da Mediação Online, o acordo digital recebe, ainda, uma assinatura eletrônica, que confere ao documento acertado pelas partes validade e segurança jurídica, transformando-o em um título executivo extrajudicial.

Benefícios para instituições financeiras

Os bancos são os maiores litigantes em Direito do Consumidor. Além disso, suas operações são capilarizadas: de acordo com o Banco Central, existem hoje 21 mil agências bancárias em todo o Brasil. Esses fatores tornam os benefícios do acordo digital ainda mais atraentes.

Os desafios do departamento jurídico de grandes bancos

Isso sem falar na redução dos altos custos que estão envolvidos quando se fala em litigar na Justiça brasileira. Segundo um levantamento do escritório Amaral, Yazbeck Advogados, as empresas gastam, em média, R$ 157,38 bilhões de reais por ano com processos e cada um deles envolve cerca de 94 mil reais em gastos. Pudera: nessa conta, além das custas processuais, deve-se incluir honorários advocatícios, viagens, multas e perícia.

Com o acordo online, os bancos podem resolver todos os conflitos mais comuns envolvidos na atividade bancária: dos consumeristas aos trabalhistas, passando, ainda, por indenizações por danos morais, recuperação de créditos (ajuizados ou não) e até fraudes.

Além disso, ao apostar no acordo digital para solucionar os conflitos judicializados, ou evitar que novos casos cheguem às vias judiciais, bancos estarão diante de uma solução até seis vezes mais econômica e 30 vezes mais ágil que a Justiça. Lembrando que a tramitação de uma ação no Judiciário não impede que o problema seja resolvido por essa via.

Por que os bancos devem apostar na negociação

Ao lado da mediação e da conciliação, a negociação é um método alternativo de solução de conflitos que pode se revelar o mais indicado para resolver os problemas que envolvem os bancos. E pode ser aplicado em uma variedade de casos, estejam eles judicializados ou não.

Entenda as vantagens da negociação online para fechar acordos

A negociação é aplicada em problemas pontuais, que não necessitam de qualquer aprofundamento, ou seja, é ideal para resolver questões como a cobrança indevida de alguma taxa, por exemplo. A ideia, aqui, é a de buscar uma solução simples e rápida.

Veja como funciona a negociação e o acordo online na plataforma da Mediação Online:

  • Envio de caso: A empresa envia a base de casos que deseja submeter ao processo. Em seguida, é enviado um convite para a outra parte participar;

  • Negociação: Ao aceitar o convite, a sessão é agendada e as partes interagem diretamente;

  • Acordo online: Assim que as partes entrarem em consenso, uma minuta é gerada e assinada, ganhando o documento a qualidade de título executivo extrajudicial.

Tudo acontece de maneira 100% online e exige as partes apenas uma conexão de internet. Com isso, o departamento jurídico de um grande banco baseado em São Paulo poderá resolver com tranquilidade alguma questão com um cliente que esteja no Mato Grosso do Sul, já que o acordo pode ser assinado digitalmente com toda a segurança jurídica.

Se interessou pelas soluções da Mediação Online? Então entre em contato conosco para saber mais detalhes

O conteúdo oferecido faz parte da Academia MOL.

Para saber mais sobre a MOL – Mediação Online, acesse www.mediacaonline.com.

Siga a gente no Instagram, LinkedIn e Facebook. 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Posts Recentes

Menu