Novas tecnologias

As novas tecnologias e as ideias que estão na mira das startups

BlogPosts
Nenhum comentário

Novas tecnologias criadas por startups estão se multiplicando e moldando nossa maneira de viver numa velocidade cada vez mais impressionante. Apenas nas últimas três décadas, período relativamente curto para grandes transformações históricas, vimos a sociedade e nossos hábitos mudarem dramaticamente. Consegue imaginar sua vida sem celular, sem internet, sem redes sociais e outros tantos serviços online que você utiliza diariamente?

Esses são apenas alguns exemplos de tecnologias que surgiram muito recentemente e geraram grande impacto em vários setores. Apenas desde a década de 80, as então denominadas startups — hoje algumas das empresas mais valiosas do mundo — como Amazon, Google, Facebook, Uber, Apple, entre outras, criaram tecnologias que revolucionaram seus mercados.

De acordo a revista Fast Company, prestigiada publicação americana sobre tecnologia e economia, estamos à beira de mais uma dessas grandes ondas de transformação. A adoção de novas tecnologias que ainda parecem coisas de ficção científica em 2019 estão cada dia mais viáveis para serem adotadas na vida real, em grande escala. Isso, segundo grandes especialistas na área de tecnologia entrevistados na mais recente edição da Fast Company, vai acontecer graças à multiplicação mais acelerada de startups que vivemos hoje.

Neste post, listamos algumas dessas novas tecnologias.

Inteligência Artificial

Inteligência artificial (IA) é um ramo da ciência da computação que promete fazer com que máquinas e robôs sejam capazes pensar e tomar decisões, tal qual um ser humano. Essa tecnologia é uma das maiores apostas da indústria e vem sendo aplicada em diferentes setores, do financeiro ao jurídico. Um exemplo? Robôs capazes de realizar aplicações financeiras, prevendo movimentos do mercado e agindo de acordo com o perfil do investidor.

Veja aqui como inteligência artificial pode ser usada no setor jurídico

Para se ter ideia do tamanho desse mercado e das oportunidades que ele traz, números publicados também pela revista Fast Company mostram que, somente em 2016, os maiores nomes da tecnologia, como Google, Amazon e Apple, investiram 30 bilhões de dólares em IA. Segundo projeções da PwC, empresa de consultoria e auditoria, essa tecnologia irá incrementar o Produto Mundial Bruto, que é o total do produto nacional bruto de todos os países, em 14% até 2030.

Blockchain

É inevitável associar blockchain à ideia de criptomoedas, e tudo bem: essa tecnologia nasceu nos idos de 2008, ligada ao bitcoin, a criptomoeda mais popular. Contudo, embora as criptomoedas estejam em baixa, a tecnologia evoluiu e hoje é usada em vários setores, até mesmo no jurídico.

Você sabe o que é essa tecnologia? Não deixe de conferir nosso artigo sobre blockchain e o seu futuro.

Um exemplo de aplicação da blockchain no direito é numa das áreas cruciais para o funcionamento do sistema jurídico, e uma das mais burocráticas: o registro e a verificação da veracidade dos documentos por cartórios. Com a blockchain, documentos podem ser autenticados apenas uma vez e essa “marca” pode ser fornecida tantas vezes quanto necessária por meio de um simples link.

Big Data, Data Science e Data analytics

Projeções do IDC, uma das maiores consultorias de tecnologia do planeta, estimam que, até 2025, o mundo acumulará 175 zettabytes de informação. Não entendeu o que isso significa? Vamos considerar que um HD é capaz de armazenar 1 terabyte, um . Um sistema de 1 zettabyte poderia ser capaz de armazenar um bilhão de HDs como esse.

É um universo de dados que o olho humano não é capaz de monitorar, mas que pode ser levantado, organizado por modelos estatísticos, matemáticos e pela programação. A informação pode ser analisada de modo se extrair padrões, modelos e ideias que ajudam as empresas a tomarem melhores decisões e estruturarem suas estratégias. Isso é Data Science e Data Analytics.

Para se ter ideia da importância e aplicação da data science e data analytics, é assim que a Netflix produz filmes e seriados originais que o público tanto ama. É assim que a série alemã Dark, que virou hit no Brasil, chegou aos espectadores de outros países: o serviço de streaming levantou e analisou os dados de consumo de conteúdo em diferentes idiomas, constatou a sua popularidade e conseguiu até prever o sucesso que o seriado teria mundo afora. Acertaram sim ou com certeza?

Tecnologia ética

Escândalos recentes envolvendo o Facebook, que teria cedido dados pessoais dos seus milhões de usuários para outras gigantes da tecnologia e também para uma empresa de marketing político, trouxeram à tona nas pessoas a preocupação sobre o trato que essas empresas dão para suas informações e privacidade. E é por isso que um movimento por uma indústria tecnológica “mais humana” vem tomando força mundo afora e, Matt Hartman, sócio da Betaworks Ventures, se fortalecerá ainda mais em 2019.

“A sociedade está começando a exigir considerações éticas ao lado dos avanços tecnológicos”, disse Hartman à Fast Company. Na sua visão, essa nova abordagem irá gerar milhares de novas oportunidades de produtos, negócios e serviços. “Estou animado para ver modelos de negócios alinhados com a necessidade dos usuários de controlar seus dados”, pontuou.

Para conhecer mais sobre a história de algumas das gigantes da tecnologia que citamos aqui e outras, o canal no YouTube da TecMundo tem uma série muito legal sobre a história das empresas. Selecionamos algumas sugestões:

A história da Amazon

https://www.youtube.com/watch?v=Kh41pc3fv-Q

A história da Google

https://www.youtube.com/watch?v=UcxkleN7Wek

A história do IPhone

https://www.youtube.com/watch?v=5bizrJxYsq8

A história do Facebook

https://www.youtube.com/watch?v=71UXWC_hDgw

A história do Spotify

https://www.youtube.com/watch?v=zVCYKMBoIFA

Já conhece nossa newsletter? Cadastre-se e fique ligado em todas as novidades da MOL-Mediação Online.

O conteúdo oferecido faz parte da Academia MOL.

Para saber mais sobre a MOL – Mediação Online, acesse www.mediacaonline.com.

Siga a gente no Instagram, LinkedIn e Facebook. 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Posts Recentes

Menu