fbpx

Como companhias aéreas podem usar a Mediação De Conflitos?

BlogPosts
Nenhum comentário

1) Mediação no Setor das companhias aéreas.

A Mediação, método de resolução de conflitos é ideal para relações mais duradoras, principalmente onde há uma quebra de confiança, e há interesse em se restabelecer um diálogo. Em vista disto é ideal para as empresas aéreas que possuem interesse que manter relações com seus usuários, resolvendo conflitos sem romper o vínculo comercial.

A mediação pode permitir que empresas aéreas recuperem relações até então desgastadas por conflitos.

A mediação como método de resolução de conflito é uma oportunidade para que partes resolvam conflitos, sem delegá-los ao judiciário. Meio consensual flexível que envolve a cooperação dos participantes, auxiliados por um Mediador, independente e imparcial, que aturará como um facilitador para uma interação diferente entre as partes, melhorando a comunicação, acarretando em um diálogo colaborativo, positivo, com foco nos reais interesses e necessidades das partes, na busca de reflexões e soluções conjuntas, sendo as próprias partes as protagonistas da solução.

O mediador é imparcial, não dá conselhos, nem impõe decisões. Em vez disso, ele facilita um diálogo e cria uma atmosfera para que as partes enxerguem seus reais interesses e a possibilidade de conciliá-los construindo um consenso.

Após o marco legal com a Lei 13.140/95 a cultura da mediação ganhou força no Brasil e hoje já é utilizada pelas empresas e pessoas físicas como forma de resolver conflitos.

No setor de aviação a Mediação é indicada para conflitos de relações mais duradouras,  tais como usuários clientes que detém fidelidade  do serviço, conflitos com fornecedores usuais, tais como empresas de catering, seguradoras, empresas de manutenção, relações de direito do trabalho, até mesmo relação de compliance, entre sócios, dentre outras.

2) Quais as vantagens da utilização da Mediação para Companhias aéreas?

A mediação para as empresas aéreas pode trazer vários benefícios, entre eles:

  • Economia de custo e tempo;
  • Poder de restaurar o diálogo e confiança da relação com usuários e fornecedores;
  • Pode manter relações ou restabelecer relações de confiança, pois a solução advém das partes;
  • Maior controle da solução – As partes têm controle do procedimento de mediação e o seu resultado. Não dependendo de uma sentença que pode não ser exatamente aquela desejada pela parte;
  • Efetividade, como as partes decidem, o acordo é cumprido espontaneamente;
  • Não passa pelo desgaste do litígio;
  • Gera soluções criativas e duradouras;
  • Aplicável em qualquer momento, inclusive de maneira preventiva.
  • Traz perspectiva de futuro.

3) Outros métodos de resolução de conflitos nas companhias aéreas.

Como visto, a Mediação é indicada para os conflitos em empresas aéreas, principalmente em relações mais duradoras em que se possui interesse de se preservar.

Existem outras formas adequadas de resolução de conflitos alternativas ao judiciário que estão sendo muito utilizadas por empresas aéreas, tais como a negociação, está melhor aplicada em casos mais simples, de relações de curta duração e de valores menores.

Há também o design de resolução de conflitos, desenho de soluções que se enquadram de acordo com as necessidades da empresa. Assim é comum ser visto em aeroportos totens das companhias aéreas   para receber reclamações de clientes em busca de acordos, antes que o caso chegue ao Judiciário.

Vimos também em épocas de crise o design de resolução de conflitos através de câmaras de conciliação para resolução de casos de desastres aéreos, entre outros.

Importante notar que companhias aéreas devem promover o diálogo em suas relações, zelar pela escolha de adequados métodos de resolução de conflitos que tragam agilidade para seu negocio, para se manterem competitivas e fortes na economia da 4ª. Revolução industrial.

Referências:

http://www.consumidormoderno.com.br/2016/03/15/companhias-aereas-focam-no-consumidor/

http://www.aviacaoemercado.com.br/especialista-em-mediacao-alerta-empresarios-do-transporte-aereo-sobre-a-importancia-do-dialogo/

https://www.conjur.com.br/2015-jun-25/tst-faz-mediacao-acordo-entre-empresas-aereas-aeronautas

 

, , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Posts Recentes

Menu
Bitnami