Empresas de transporte e os meios alternativos de solução de conflitos_wikimediacommons

Como meios alternativos de solução de conflitos podem beneficiar as empresas de transporte

BlogPosts
Nenhum comentário

As empresas de transporte podem se beneficiar do uso de meios alternativos de solução de conflitos. O setor registrou um crescimento de 2,2% no Produto Interno Bruto (PIB) em 2018, conquistando o quarto lugar entre as atividades que mais contribuíram para a economia do país, atrás do setor imobiliário, do comércio e eletricidade. Os números são da Confederação Nacional do Transporte (CNT).

Processos no Brasil: Quanto as empresas gastam anualmente

O setor consta entre os maiores litigantes nas ações trabalhistas, de acordo com dados do Tribunal Superior do Trabalho, referentes ao ano de 2019. No âmbito do direito do consumidor, também é reclamado com frequência. Segundo números da Prefeitura de São Paulo, divulgados pelo jornal Agora, foram registradas 478 queixas sobre esses serviços só no primeiro semestre de 2018, um aumento de 300% na comparação com 2017.

Veja abaixo alguns exemplos de conflitos sobre diferentes tipos de transporte:

  • Táxis:

A recusa em pegar passageiros e atitudes consideradas como “desrespeitosas” são as maiores queixas contra táxis, meio de transporte que é considerado transporte público individual, na cidade de São Paulo, mostrou o levantamento obtido pelo Agora. No site Reclame Aqui!, constam ainda reclamações de cobranças indevidas.

  • Transporte rodoviário

Entre as empresas de transporte rodoviário, reclamações trabalhistas são muito comuns, especialmente no que diz respeito a pedidos de hora extra. No entanto, a esfera cível também afeta as operações, com processos sobre extravio de bagagem, por exemplo, mudanças na categoria do veículo de transporte e atraso na saída ou chegada do ônibus.

Mediação Online e a resolução de conflitos trabalhistas após a nova CLT

  • Transporte aéreo

Companhias aéreas são presença frequente entre os maiores litigantes na esfera do Direito do Consumidor. No Procon-SP, a companhia aérea Gol é uma das campeãs nas reclamações, mostraram dados de 2018. Entre as queixas principais, estavam o descumprimento de ofertas e cobranças vistas como abusivas.

  • Transporte privado

O transporte privado ganhou um protagonismo enorme nos últimos anos no Brasil após a chegada de empresas que prestam esse tipo de serviço por meio de aplicativos, como Uber, Cabify e 99.

Com o aumento da popularidade dessas empresas entre os brasileiros, que já colocaram o Brasil entre os países que mais usam esses apps, aumentaram, também, as reclamações na Justiça. Entre elas, há reclamações trabalhistas de motoristas que buscam ver seus vínculos reconhecidos e usuários insatisfeitos.

3 polêmicas jurídicas que as empresas de transporte privado enfrentam no Brasil

O panorama deixa evidente a necessidade de as empresas de transporte pensarem na incorporação dos meios alternativos à estratégia de seus departamentos jurídicos. O movimento pode aumentar a economia de tempo e dinheiro das suas operações, reduzindo o estoque de ações e prevenindo que novos processos cheguem à Justiça

Como os meios alternativos de solução de conflitos podem ajudar as empresas de transporte

A Mediação Online desenvolveu uma plataforma digital de mediação e negociação, que promove a solução de controvérsias, judicializadas ou não, com toda a segurança jurídica, já que as sessões realizadas por meio de suas soluções resultam em um acordo online que tem a validade de um título executivo extrajudicial.

5 dicas para desenvolver uma boa política de acordos para empresas

Com esses métodos, empresas do setor de transporte podem reduzir o seu estoque de ações na Justiça, bem como evitar a judicialização de novas ações. As soluções da Mediação Online tem a premissa de ser até 30 vezes mais ágil e 6 vezes mais barata que as vias judiciais. Uma verdadeira economia de tempo e de dinheiro.

A mediação é o método mais indicado para resolver conflitos profundos e emocionais. As sessões contam com a participação de uma terceira parte, neutra e imparcial, que auxilia os envolvidos a estipularem um acordo benéfico a todos. O objetivo é o de restaurar a confiança e o relacionamento entre eles.

A negociação, por sua vez, é o método indicado para conflitos objetivos. Nesse caso, não há uma pessoa intermediando a conversa. A empresa envia uma proposta de acordo e o a outra parte avalia se está de acordo com as condições.

Quer saber mais sobre a Mediação Online? Então entre em contato conosco para ter mais detalhes a respeito das soluções da startup.

O conteúdo oferecido faz parte da Academia MOL.

Para saber mais sobre a MOL – Mediação Online, acesse www.mediacaonline.com.

Siga a gente no Instagram, LinkedIn e Facebook.

,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Posts Recentes

Menu