Como os métodos de solução consensuais podem revolucionar o setor de educação

BlogPosts
Nenhum comentário

Voltar a ser protagonista e responsável pela própria história. Os métodos consensuais de solução de conflitos proporcionam esta façanha e podem revolucionar o setor de educação.

E esta revolução pode se dar em várias frentes, como por exemplo:

PARA OS ESTUDANTES, PREPARAR O FUTURO O ensino de negociação, comunicação não violenta e capacitação de mediação para crianças, faz com que estas lidem melhor com conflitos, ao invés de delegar as soluções para pais, professores e diretores, fazendo com que estejam mais preparadas para lidar com conflitos no futuro. As crianças serão os empresários e consumidores do futuro de um mercado globalizado, vale investir em educação e na utilização de métodos adequados de resolução.

SOLUÇÕES PARA TODA A ORGANIZAÇÃO – A conscientização da necessidade de preparo para negociações, a mediação organizacional, com o auxílio de terceiro imparcial e independente podem trazer soluções criativas, que atendam interesse mútuos, para resolver conflitos dos mais variáveis, como entre diretores e professores, professores e pais, professores e entidades governamentais, entre outros.

SOLUÇÕES PARA RECUPERAÇÃO DE CRÉDITOS – O setor da educação com a crise econômica, superendividamento, alta do câmbio, greve de caminhoneiros e incertezas quanto às eleições, sofre cada vez mais. Os métodos consensuais de solução de conflitos onde envolve em sua grande maioria relações contínuas e duradouras, pode trazer inúmeros benefícios, transformando relações, mantendo parceiros prestadores de serviços, bom relacionamento com pais de estudantes, entre outros.

Transformar relações através de um sistema adequado de resolução de conflitos pode ser um grande diferencial em um mercado tão competitivo, como o do setor de educação e pode servir de exemplo para as novas gerações para otimizarem a utilização do judiciário, serem protagonistas de suas próprias decisões, com responsabilidade, eficiência, economia de tempo e custos.

ALGUNS EXEMPLOS DE SOLUÇÕES DE MÉTODOS DE RESOLUÇÃO DE CONFLITOS PARA O SETOR DE EDUCAÇÃO.

1)  NEGOCIAÇÃO: Negociação é um método autocompositivo onde as partes são as protagonistas da solução e buscam soluções criativas diretamente. Um procedimento de decisão conjunta onde procuram uma solução em conjunto que atenda ambos os interesses.  Ideal para questões mais simples do dia a dia, questões pontuais.

Para a negociação é necessário preparo, análise da melhor alternativa a um acordo negociado, separar posições, focar em reais interesses, cuidar da empatia (colocar-se no lugar do outro), procurar separar as pessoas dos problemas, utilizar critérios objetivos além de criatividade, gerando várias opções, tudo para a conquista de um consenso. Isto as crianças podem e precisam aprender logo cedo.

Para a recuperação de créditos, no setor de educação, existem ferramentas de negociação no mercado com soluções digitais, rápidas e eficientes para se apresentar uma proposta via plataforma de resolução de conflitos, onde são colocadas em aplicativo, link, ou site, para que a outra parte acesse de uma forma simples e rápida de qualquer lugar onde estiver.  A plataforma pode receber contrapropostas, conferir autenticidade de documentos, promover a limpeza de base de dados de contato com a pessoa certa, gerar análise de dados de eficiência e performance.

2) MEDIAÇÃO: Mediação é um método autocompositivo onde as partes são as protagonistas da solução, auxiliadas por um terceiro mediador, facilitador da comunicação entre elas, independente e imparcial, que não julga, não dá conselhos, mas utiliza técnicas para que as partes sejam estimuladas a trazer soluções criativas e  para que estas solucionem o conflito, promovendo um diálogo diferente.

A mediação é ideal para casos em que há uma relação mais duradoura, para prestadores de serviços do qual a relação empresarial dependa, fornecedores e parceiros comerciais de longa data, relações contínuas, colegas que precisam se ver todos os dias, entre outros.

No setor da educação a mediação entre pares(entre os próprios estudantes), pode ser muito benéfica e eficiente para solucionar casos de bullying, consequências de alienação parental, problemas de relacionamentos entre colegas, entre outros.

A mediação pode transformar relações. É baseada nos princípios de imparcialidade do mediador; isonomia entre as partes (todos tratados com igualdade), oralidade, informalidade (mas com organização dos trabalhos), autonomia da vontade, busca do consenso, confidencialidade   e boa-fé.

Para as escolas lidarem com recuperação de créditos com fornecedores, prestadores de serviços, com pais de alunos, a mediação se mostra a via mais adequada, por serem estas relações sensíveis e duradouras.

Existe no mercado soluções de  mediação  online através de plataforma, onde  mediador capacitado com técnicas próprias pode  criar um ambiente acolhedor e favorável em vídeo conferência para que os envolvidos possam dialogar, bem como os auxilia juntamente com seus advogados a encontrarem em conjunto propostas construtivas e criativas para que as partes cheguem a um consenso, que busque a atender seus interesses, tudo sem sair de casa ou no conforto de seu escritório.

Tais plataformas, respeitada a confidencialidade que regem as mediações, podem oferecer estrutura de organização de dados analíticos, limpeza de base de dados para contato com a pessoa certa e análise de resultados de performance de economia.

CONCLUSÃO

Os métodos consensuais de solução de conflitos podem revolucionar o setor de educação, pois a aplicação destes traz caminhos mais criativos de soluções de ganha-ganha, podendo transformar as relações de todos os envolvidos na escola,  mantendo um  ambiente saudável  que proporciona maior motivação de alunos, professores, pais, diretores, melhorando o processo de ensino e aprendizagem, e como consequência uma redução de  conflitos, que acabam por ser resolvidos na raiz do problema.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Posts Recentes

Menu