Competição de Mediação Online: Novos Horizontes

BlogPosts
Nenhum comentário

Nos dias 14 a 16 de maio, ocorreu a primeira competição on-line de mediação, realizada pela ODR Latinoamérica e coordenada pela Dra. Rosa Pérez Martelli. Os competidores foram divididos em seis grupos e participavam, por meio de uma plataforma on-line, de um “chat” simulando uma sessão de mediação.

Os grupos usavam como base um caso entre uma locadora (Ana) e um locatário (Felipe), que acordaram em outubro de 2017 o aluguel de um apartamento no valor de 800€ e desde então Felipe não havia pago nenhum dos aluguéis a Ana. Por isso, como Ana estava cansada dessa situação, eles foram participar de uma sessão de mediação.

Eu, Amanda, participei como Ana durante a competição e junto com meu grupo, desenvolvemos a sessão de mediação. Havia uma divisão de três dias para as sessões, o primeiro com uma sessão informativa,  a qual, o mediador deveria explicar os princípios da mediação, acordar o número e o idioma que seria utilizado na sessão e outras coisas, que compõem a fala inicial do mediador. Após a explicação, as partes deveriam concordar expressamente com o que lhes foi falado.

Passando, assim, para o segundo dia, no qual, haveria a fala inicial das partes, perguntas do mediador e, se necessário, uma reunião privada. Por último, ocorreu o término do procedimento, em que, seria produzido uma ata final, que poderia conter acordos parciais ou totais do objeto da mediação.

Contamos com um mediador e cada parte poderia, dentro dos limites do caso apresentado, adicionar fatos a história e defender suas opções. Usualmente, participo como mediadora em competições e atuar como parte de uma mediação, foi algo novo e muito interessante, como também, pude defender a relevância e aplicabilidade das opções propostas por mim.

Participando do primeiro e-moot de mediação, reafirmo a importância da mediação on-line, visto que, é uma forma de aplicar esse instituto dentro do contexto digital, que com o auxílio da tecnologia, pode ultrapassar dificuldades, como a falta de contato visual por meio de uma videoconferência.

Link da competição: http://e-marc.net/competencia-de-mediacion/

Amanda Garcia de Oliveira
Graduanda do 7º período do curso de Direito pelas Faculdades Integradas Vianna Junior. Ganhadora do prêmio de melhor time de mediadoras da II Competição Brasileira de Mediação Empresarial – CAMARB. Participou do Curso de Formação de Mediadores Privados – ICFML (Porto, Portugal). Conciliadora judicial pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais.

, , , , , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Posts Recentes

Menu