Conheça o DSD (Dispute System Design), mais uma solução consensual e efetiva para as empresas.

BlogPosts
Nenhum comentário

O DSD (Dispute System Design) é um método que se propõe a criar sistemas de negociação personalizados para as empresas, com vistas a otimizar a resolução de conflitos, sendo que tudo pode ser feito online, com redução de   custos, tempo, com tranquilidade, acessibilidade e sem barreiras territoriais.

É fato que a gestão de conflitos é hoje um dos principais desafios para as grandes empresas brasileiras, seja de porte nacional ou internacional, principalmente em tempos em que é necessário obter fluxo de caixa, reter clientes e fazer girar a roda gigante da economia.

  • OS PRINCÍPIOS DO DSD

O DSD tem sempre como princípios a autonomia da vontade das partes que deles participam, oralidade, informalidade, boa-fé e busca do consenso, sendo a solução ideal para relações empresariais pontuais e complexas.

A atuação conjunta do Designer, profissional especializado em desenhar o sistema com a empresa, mostra-se essencial para o alcance de adesão e obtenção do sistema de negociação ideal personalizado de solução de conflitos para alcançar grandes resultados, tais como, capacidade de estabelecer comunicações eficazes com seus consumidores, parceiros comerciais, colaboradores e fornecedores, além da agilidade e eficiência na resolução de eventuais impasses comerciais.

  • QUANDO O DSD DEVE SER UTILIZADO

O DSD vem sendo utilizado com muito sucesso hoje em dia. É comum ser visto em companhias aéreas que vêm, por exemplo, instalando totens nos aeroportos para receber reclamações de clientes em busca de acordos, antes que o caso chegue ao Judiciário, gerando prêmios de boas práticas e reconhecimento como Amigos da Justiça.

Vemos o DSD aplicado em câmaras de conciliação em casos de desastres aéreos, câmaras de conciliação em casos de conflitos ambientais e desastres de grandes proporções, conflitos em hospitais que precisam de maior grau de zelo do acolhimento das famílias, no setor de educação, entre outros.

  • A METODOLOGIA DO DSD

A metodologia DSD foi desenvolvida na Universidade de Harvard na década de 80 e propõe o desenho de um novo sistema de gestão de disputas. Desse modo, trata-se de um método a ser desenvolvido a fim de que se obtenha um produto específico, qual seja, um sistema de resolução de controvérsias personalizado.[1]

A Mediação Online acredita que para cada tipo de conflito existe uma solução ideal e adequada e, dentro de sua proposta de ser 100% online e 100% humana, oferece aos interessados os serviços de DSD/MOL com profissionais especializados em Design de sistemas de resolução de disputas, que podem implementar, formar e treinar a equipe com técnicas próprias de escuta ativa, acolhimento, estruturação de agenda objetiva,  facilitação da comunicação, estímulo a criatividade, visão de futuro, com foco em interesses mútuos, entre outras ferramentas.

Estes sistemas de DSD, personalizados que são, podem ser baseados em treinamentos das próprias empresas interessadas com técnicas de negociação ou com a utilização de negociadores especializados da equipe MOL, sempre online, de forma simples e prática.

  • DIFERENÇA DO DSD DE OUTROS MÉTODOS DE SOLUÇÃO DE CONFLITOS

Vale desatacar que este serviço se difere dos serviços de Mediação Online/MOL, já que este último é ideal para relações duradouras e/ou contínuas, retenção de clientes, mudança de relação com fornecedores, distribuidores e colaboradores, em que há a participação de um terceiro facilitador que é o mediador – independente, imparcial, capacitado –, que auxilia as partes com técnicas próprias da mediação. Esse profissional modifica um diálogo até então existente, onde está assegurada a autonomia da vontade e isonomia das partes que participam do procedimento.

Já o DSD/MOL é ideal para relações pontuais, passageiras, e deve se moldar ao que as empresas necessitam, podendo ser um grande canal de negociação personalizado, com o auxílio da equipe altamente capacitada MOL. Acesse nosso site e conheça mais sobre o DSD/MOL!

E você, ainda tem alguma dúvida sobre a aplicação do DSD? Deixe um comentário e conte para a gente o que você acha sobre o método DSD/MOL!

#MOL #DSD  #designdesputeresolution  #disputesystemdesign #negotiation #negociação

Bibliografia:

[1]. DIAS, Eduardo Machado Dias e outros , Dispute System Design e a gestão de conflitos em empresas, Fonte: Jota 26 de Julho de 2017 – 07h05 in http://www.conima.org.br/arquivos/16219, acesso em 12/12/2017.

GABBAY, Daniela  e outros , Meios alternativos de Resolução de Conflitos, Editora FGV, 2013.

OSTIA, Paulo Henrique Raiol. Desenho de Sistema de solução de conflito: sistemas indenizatórios em interesses individuais homogêneos. 2014. 231f. Dissertação (Mestrado em Direito Processual) – Faculdade de Direito, Universidade de São Paulo, São Paulo, p. 92.

ROGERS, Nancy H.; BORDONE, Robert C.; SANDER, Frank E.A.; McEWEN, Craig A. Designing Systems and Processes for Managing Disputes. New York: Wolters Kluwer Law & Business, 2013.

SMITH, Stephanie; MARTINEZ, Janet. An analytic framework for dispute systems Design. Harvard Negotiation Law Review. Vol. 14: 123. Winter, 2009.

URY, William; BRETT, Jeanne M; GOLDBERG, Stephen B. Getting dispute resolved: Designing systems to cut the cost of conflicts. Cambridge, US: PON Books, 1993.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Posts Recentes

Menu