Descompasso de crédito

Descompasso de crédito: como resolver esse problema?

BlogPosts
Nenhum comentário

O que é descompasso de crédito?

Descompasso de crédito se tornou um problema comum no Brasil a partir de 2014, quando a crise financeiras atingiu todos os setores da economia. Em resumo, o problema do descompasso de crédito acontece quando o crédito disponível no mercado é maior do que o crescimento da economia. 

SAC 3.0 e solução de conflitos: por que as empresas não podem ficar de fora dessa

Do ponto de vista das empresas, o descompasso de crédito é uma armadilha e tanto, já que o clima positivo para o crédito pode dar aos gestores a sensação de que há dinheiro disponível. Esse desequilíbrio pode trazer consequências catastróficas para o fluxo de caixa, uma vez que, ao aproveitar as boas condições para o crédito, a empresa pode se ver gastando mais do que ganha. Além de estar comprometida com empréstimos e juros altos.

O descompasso de crédito é um sintoma da situação macroeconômica, mas pode acontecer por diversas razões: a operação não é suficientemente lucrativa, as compras incompatíveis com as vendas, despesas elevadas, dificuldades em padronizar prazos médios de recebimento e pagamento. Há, no entanto, medidas que podem ser tomadas para resolver o problema e evitar que a empresa entre novamente nessa situação.

Menos burocracia, mais tecnologia! Os benefícios da mediação online para as empresas

5 dicas para resolver o problema do descompasso de crédito

É evidente que nenhuma empresa tem o poder de resolver uma crise macroeconômica. No entanto, ao refletir sobre os rumos que a operação está percorrendo e analisar os problemas que atingem o seu fluxo de caixa, é possível, sim, resolver o descompasso de crédito. Abaixo, veja cinco práticas que podem ser facilmente incorporadas na empresa: 

1 – Avalie o seu processo de controle financeiro

O primeiro passo para resolver o problema do descompasso de crédito é analisar, com uma lupa e nos mínimos detalhes, como está o processo de controle financeiro da empresa. Os recebimentos e pagamentos estão sendo corretamente incluídos nas planilhas? O capital de giro está sendo suficiente para cobrir os gastos? Esses são apenas alguns exemplos de perguntas que precisam ser feitas e respondidas. 

2 – Reduza os gastos

O descompasso de crédito é uma situação na qual a empresa poderá estar gastando mais do que está ganhando. Portanto, outra ação necessária para resolver essa situação é a redução dos gastos. Um exemplo: uma gestão enxuta de estoque ou até mesmo a terceirização de algumas atividades dentro da empresa (tudo, é claro, de acordo com a legislação trabalhista vigente, para evitar outro problema que pode pesar, e muito, nos cofres da empresa: os conflitos trabalhistas).

As melhores práticas para reduzir os custos e gerar eficiência na sua empresa

3 – Encare fazer pagamentos à vista como prioridade

Outra medida que pode ajudar uma empresa a resolver o problema do descompasso de crédito é priorizar que os pagamentos sejam feitos à vista. Isso é algo que pode começar a ser feito assim que o fluxo de caixa começar a normalizar. Vale lembrar que, ao negociar valores à vista, o empresário tem mais margens para barganhar descontos, sem precisar desembolsar valores adicionais pelos juros.

4 – Renegocie as dívidas

Renegociar dívidas e empréstimos é algo que pode ajudar, e muito, na normalização do caixa. Se os gastos já estiverem reduzidos e o controle financeiro estiver em dia, conseguir prazos e juros menores com seus credores, sejam eles fornecedores ou até mesmo bancos, só irá contribuir para uma melhora na situação da empresa. 

5 – Aposte no diálogo com parceiros e fornecedores

Renegociar as dívidas é um passo importante e que pode ser conquistado com mais facilidade e segurança quando o diálogo é amigável. Portanto, se a situação da empresa ante seus credores estiver muito apertada, métodos alternativos de resolução de conflitos, como a mediação e a negociação, podem ser ferramentas poderosas para destravar o relacionamento e restaurar a confiança. 

Gostou desse conteúdo? Então não deixe de se cadastrar na nossa newsletter e fique de olho nas novidades

O conteúdo oferecido faz parte da Academia MOL.

Para saber mais sobre a MOL – Mediação Online, acesse www.mediacaonline.com.

Siga a gente no Instagram, LinkedIn e Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Posts Recentes

Menu