descubra-as-areas-de-mediacao-de-conflitos-e-os-casos-em-que-ela-pode-te-ajudar

Descubra os casos em que a mediação de conflitos pode ajudar você

BlogPosts
Nenhum comentário

Já enfrentou um processo judicial ou conhece alguém que já passou por essa experiência? Você sabe então o quanto isso pode aborrecer a ponto de virar uma verdadeira pedra no sapato. Os gastos com os custos processuais são imensos e podem se arrastar por meses. É desgastante, estressante e você ainda pode ter uma péssima notícia com a sentença do juiz. A melhor maneira de resolver a controvérsia sem passar por todo esse problema é optar pela mediação de conflitos.

O mediador é uma terceira pessoa que as partes podem contratar para resolver o conflito de maneira que haja um acordo com benefícios para os dois lados. Ele tem uma grande responsabilidade, pois é através do diálogo com conhecimento e criatividade que o mediador consegue chegar a bons resultados sem precisar partir para uma disputa judicial ou mesmo voltar para ela. Existem diversas áreas nas quais a mediação de conflitos pode atuar.

Veja abaixo cada uma delas.

Áreas da mediação de conflitos

Mediação familiar

Ter um mediador especializado na área familiar pode evitar uma série de situações embaraçosas e constrangedoras, além de assegurar que o casal não entre em uma briga pessoal de egos. Na mediação familiar, é possível resolver casos de sucessão testamentária, divórcio, pensão alimentar e custódia dos filhos, casos de adoção, entre outros.

Mediação empresarial

As empresas possuem uma organização interna composta por uma complexa rede de conexões e interações entre pessoas. Há, portanto, inúmeras relações envolvidas, algumas delas decorrentes da própria atividade profissional e outras resultantes das afinidades pessoais e/ou sociais de cada um de seus participantes. Esse quadro acaba por transformá-las, não importando seu porte, em um terreno propício para o surgimento de conflitos. As disputas surgidas nas organizações, que podem ser entre departamentos, entre funcionários dos mesmos departamentos ou distintos, entre diretoria e departamento, entre funcionário ou funcionários e diretoria e seus membros, podem ser objeto de resolução pacífica de conflitos. Isso graças à intervenção de um mediador, ou seja, um terceiro independente e imparcial, cujo resultado final será a diminuição dos custos diretos e indiretos causados pelos conflitos, bem como o crescimento da organização.

Mediação de conflitos no direito do consumidor

É muito comum que o consumidor enfrente problemas com um produto com defeito, e que a fabricante não queira dar um novo item ou que não realize a devolução do dinheiro. O Código de Defesa do Consumidor é claro quanto a essas questões e, antes de entrar numa guerra judicial, peça auxílio a um mediador. Você poupará tempo, dinheiro e muita dor de cabeça.

Mediação escolar

O modelo do educador radical e a postura tradicional há muito já não se adéquam aos padrões atuais vividos nas escolas. Os educadores devem saber, acima de tudo, resolver conflitos. Conflitos entre alunos, que podem ser crianças ou adolescentes, e professores são cada vez mais comuns. Para tentar resolver o problema, a escola pode contratar um mediador e os pais também podem contratar um para acompanhar o filho. Ao fazer isso, os dois lados resolvem o problema da melhor forma, já que ambos ganham.

Mediação de conflitos na área da saúde

Conflitos em hospitais não são raros. É possível reconhecê-los tanto na relação do profissional de saúde com o paciente ou no relacionamento mantido entre os profissionais. São agressões verbais, maus tratos com os pacientes, falta de assistência médica e longas filas de espera nos atendimentos emergenciais. Você também pode contratar um mediador de conflitos para agir nessas situações.

Mediação trabalhista

Brigas entre patrão e empregado são históricas. Apesar da imposição da lei em relação à contratação do trabalho com carteira assinada, muitos ainda trabalham informalmente. Entre os vários conflitos que podem ocorrer em uma relação de trabalho, e que o mediador pode resolver de maneira eficiente, temos assédio sexual, demissão de empregado quando retorna ao trabalho depois que ficou doente, trabalhadoras gestantes que são demitidas sem justa causa, entre vários outros.

 

Além dessas situações, você também pode encontrar mediadores para ajudá-lo em conflitos no âmbito civil, como no caso de inventários e de propriedade de imóvel; penal nos casos de crimes contra a honra, por exemplo; ambiental, cujo interesse de uma coletividade é atingido e também no âmbito administrativo, para resolução de conflitos de concursos públicos, fornecimento de serviços públicos e outros.

 

Que tal optar pela mediação para resolver algum conflito? Se tiver alguma dúvida, deixe um comentário que teremos o prazer de ajudar você.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Posts Recentes

Menu