Dicas de podcasts de direito_jujahan_unsplash

Dicas da MOL: 8 podcasts essenciais para os profissionais do direito

BlogPosts
Nenhum comentário

Os podcasts, programas de áudio transmitidos pela internet, se tornaram uma mania entre os brasileiros. Em uma pesquisa recente, publicada pelo site da revista Piauí, dos 120 milhões de internautas brasileiros, 40% já ouviram podcast – o equivalente a 50 milhões de pessoas em todo o país.

Novos podcasts surgem a cada semana e a tendência é que o formato se popularize ainda mais. Segundo uma pesquisa da Associação Brasileira de Podcasters, divulgada no fim de 2018, cerca de 40% dos ouvintes de podcast no Brasil que responderam ao levantamento online da associação aderiram a esse formato de comunicação somente a partir de 2016.

Para profissionais de direito várias opções de podcasts já estão disponíveis. Nós da Academia Mol produzimos uma lista de dicas de podcasts específicos do nicho, e também uma seleção de bons programas sobre assuntos gerais, como tecnologia, inovação e política. Veja abaixo:

Juriscast

Um podcast de direito famoso no Brasil é o Juriscast, que tem como objetivo aprofundar as discussões sobre temas quentes para os profissionais da área, como a reforma da previdência, a lei geral de proteção de dados e outros. O podcast é produzido pela empresa de software jurídico, ProJuris.

Departamento jurídico: as competências essenciais que o diretor 4.0 precisa ter

Salvo Melhor Juízo

Outro podcast de direito essencial é o Salvo Melhor Juízo, que também aborda assuntos variados, mas focados no mundo das leis. O objetivo, diz a equipe, é falar sobre temas importantes para a área “sem cair em formalismos, vocabulários técnicos ou na mais pura chatice” e sempre com entrevistados interessantes.

Thinking Like a Lawyer

Representante gringo nas nossas dicas de podcast, o Thinking Like a Lawyer é outra opção interessante para os profissionais do direito. A ideia, aqui, é a de falar sobre tópicos corriqueiros do dia a dia das pessoas, mas sob o prisma do mundo jurídico. É produzido pela equipe do site Above The Law e transmitido em inglês.

Law Technology Now

Mais uma alternativa em inglês, o Law Technology Now é essencial para os advogados e profissionais da área interessados na intersecção dos avanços tecnológicos e o direito. Imperdível para quem está no mundo das legaltechs e lawtechs. É em inglês.

The future of everything

Produzido pela equipe editorial de um dos jornais mais consagrados do mundo, o The Wall Street Journal, The Future of Everything examina acontecimentos na tecnologia e na ciência, bem como as tendências mais importantes para os negócios e os impactos que terão na vida das pessoas. É em inglês.

Like a Boss

Voltando às opções em português, o Like a Boss é um podcast brasileiro sobre empreendedorismo, uma área cada vez mais popular e importante para os profissionais do direito. Apresentados pelos CEOS do do Grupo Caelum Alura e da Vindi, os episódios trazem entrevistas com líderes de startups e empresas inovadoras que podem inspirar quem já está ou deseja entrar neste mundo.

As novas tecnologias e as ideias que estão na mira das startups

Foro de Teresina

Deixando um pouco o direito e a tecnologia de lado, o Foro de Teresina é um podcast importante para se manter a par dos acontecimentos políticos mais recentes do Brasil, analisados pela equipe da revista Piauí. O tom é de uma conversa despretensiosa entre amigos, sempre com comentários ácidos e os bastidores de Brasília.

Café da Manhã

Transmitido diariamente, Café da Manhã é o podcast produzido pelo jornal Folha de S. Paulo e que tem como objetivo analisar e explicar os temas mais quentes em debate no Brasil. Conta com a participação de jornalistas da casa.

 

Anote na agenda: 7 eventos de direito que você não pode perder em 2019

O conteúdo oferecido faz parte da Academia MOL.

Para saber mais sobre a MOL – Mediação Online, acesse www.mediacaonline.com.

Siga a gente no Instagram, LinkedIn e Facebook.

 

,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Posts Recentes

Menu