direito digital

Direito Digital: fique por dentro desse conceito

BlogPosts
Nenhum comentário

O que é Direito Digital?

Direito digital é uma novidade nas ciências jurídicas. Tradicionalmente associado a livros maçantes e códigos complexos, o Direito está em constante evolução, tal qual a sociedade. E é nesse ritmo que, nos últimos anos, o conceito de Direito Digital começou a ganhar tração: é um ramo que une as transformações, desafios e demandas trazidas à tona pelos avanços tecnológicos ao mundo jurídico.

Advogados precisam se aproximar das startups, diz Arthur Braga, fundador do Bonuz

O Direito Digital surge para disciplinar as relações entre atores sociais (empresas, governos e pessoas físicas) e também para regular a resposta contra violações de conduta que possam acontecer no ambiente digital. Um exemplo? A Lei Geral de Proteção de Dados, que deve entrar em vigência em agosto de 2020 e que tem por objetivo dar às pessoas o controle sobre seus dados pessoais e garantir a sua privacidade. 

Como se especializar nesta área?

O Direito Digital pode até ser uma novidade. No entanto, com a aproximação cada vez maior do Direito com a tecnologia, advogados e profissionais da área precisam estar atentos e capacitados para aplicar os conhecimentos do ramo em suas áreas de atuação. E isso pode ser feito em várias áreas, da criminal até o consultivo e o contencioso. 

Vale focar principalmente nas legislações mais importantes para a área, que são as seguintes:

Outra maneira eficiente de se especializar nesta área é por meio de cursos focados em Direito Digital e é sempre interessante que os advogados e profissionais do Direito se aprofundem em temas mais técnicos, focados na área de tecnologia, como blockchain, data science e business intelligence

Dicas da MOL: 6 cursos online para os advogados do futuro

O papel das lawtechs e legaltechs

As startups que ficaram conhecidas como lawtechs e legaltechs, especializadas no desenvolvimento de tecnologias para solucionar os desafios do Direito, também desempenham um papel fundamental na consolidação do Direito Digital no Brasil. São, ainda, terreno fértil de oportunidades em diferentes arenas. 

Lawtechs ou legaltechs: o que são e por que contratar essas startups?

Hoje, o Brasil conta com dezenas de startups que desenvolvem soluções tecnológicas para os maiores desafios do setor, como o estoque de ações judiciais, gestão do contencioso de massa e a resolução de conflitos por meio dos métodos alternativos.

Portanto, advogados e profissionais jurídicos devem ficar de olhos abertos para as novidades neste setor, já que traz importantes oportunidades. Seja do ponto de vista da carreira ou do ponto de vista de gestão dos departamentos jurídicos das empresas.

Se interessou pelo nosso conteúdo e quer saber mais sobre as soluções? Entre em contato conosco

O conteúdo oferecido faz parte da Academia MOL.

Para saber mais sobre a MOL – Mediação Online, acesse www.mediacaonline.com.

Siga a gente no Instagram, LinkedIn e Facebook.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Posts Recentes

Menu