Employer branding é estratégia para redução de conflitos trabalhistas

BlogPosts
Nenhum comentário

Employer branding (em português, “marca do empregador”), é um conjunto de ações e técnicas implementadas numa organização para gerar uma melhoria da imagem interna da empresa, com o objetivo de atrair e reter talentos. Uma boa estratégia de employer branding pode ajudar, também, em outro ponto sensível das empresas: a redução de conflitos trabalhistas.

Melhorar o ambiente de trabalho de uma empresa traz muitos benefícios. Além de atrair os melhores colaboradores, as técnicas de employer branding também podem gerar um impacto positivo nos níveis de produtividade da empresa. Afinal, funcionários mais satisfeitos e reconhecidos tendem a trabalhar com mais confiança e tranquilidade.

Além disso, uma empresa reconhecida como boa empregadora vai atrair os melhores candidatos para as seleções, o que pode diminuir a duração e o custo das contratações. 

Como aplicar o conceito de employer branding?

Existem diversas ações que podem integrar uma boa estratégia de employer branding. Como acontece com qualquer conceito empresarial, é preciso avaliar as necessidades específicas da empresa e agir de acordo com esse diagnóstico. Existem, no entanto, algumas linhas gerais que podem nortear o processo.

Em primeiro lugar, é preciso uma cultura organizacional bem delineada. Essa cultura é a identidade da empresa,que reúne os valores e as crenças do negócio, tornando-a única. Se a identidade corporativa ainda não está definida, esse é o primeiro passo para aplicar o employer branding. 

Em seguida, é preciso descobrir qual é o cenário atual na visão dos atuais colaboradores. São eles que vão mostrar quais as potencialidades e pontos de melhoria da corporação. Ouça-os com atenção e aproveite as informações da melhor maneira possível. Manter uma comunicação efetiva entre todos também é importante para que a empresa seja bem avaliada. 

Outros pontos são: manter um ambiente de trabalho agradável e seguro, sem espaço para qualquer tipo de abuso; reconhecer o trabalho bem feito dos colaboradores; ter uma boa estratégia de marketing digital voltada para employer branding; estabelecer bem o perfil ideal de contratados e criar um pacote de benefícios que atraia esse perfil. 

Menos conflitos trabalhistas

Os princípios de ações de employer branding trazem benefícios não apenas para os funcionários, mas também para a empresa. Redução de custos, melhoria na imagem e depoimentos espontâneos em redes como o LinkedIn são alguns deles. 

Dentro da lista de vantagens, a redução de conflitos trabalhistas também deve ser considerada. Colaboradores que se sentem valorizados e respeitados têm menos motivação para processar a empresa.

Mesmo quando algum conflito acontece, a beligerância tende a ser menor quando há respeito entre os envolvidos. Para que essa redução seja ainda maior, a empresa pode usar a mediação como uma forma de resolver esse tipo de pendência, para evitar que a Justiça seja acionada. 

A plataforma da MOL permite que empresa e colaborador dialoguem sobre os problemas surgidos no trabalho e cheguem a um acordo que seja benéfico para todos. Um mediador capacitado ajuda na construção de um entendimento mútuo. Essa solução é boa para o funcionário e para a empresa, já que um processo judicial é dispendioso para ambas as partes.

Além disso, a plataforma oferece todas as facilidades necessárias para a construção do acordo, como agendamento de audiências, envio de documentos e assinatura digital. 

Agende uma demonstração e conheça a solução de mediação online que a MOL oferece.

Saiba como podemos tornar o setor jurídico da sua empresa mais eficiente. Consulte nossos especialistas.

Siga a gente no Instagram, LinkedIn e Facebook.

Agende uma demonstração e conheça a solução de mediação online que a MOL oferece.

Saiba como podemos tornar o setor jurídico da sua empresa mais eficiente. Consulte nossos especialistas.
Siga a gente no Instagram, LinkedIn e Facebook.

,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Posts Recentes

Menu