Inteligência artificial: processamento de linguagem natural aplicada ao direito_drew-graham_unsplash

Inteligência artificial: como o processamento de linguagem natural pode ser aplicado ao Direito

BlogPosts
Nenhum comentário

O processamento de linguagem natural é possível nos dias de hoje graças aos avanços em Inteligência Artificial (IA) e Machine Learning. Essa tecnologia, em linhas gerais, consiste no desenvolvimento de modelos computacionais que podem realizar tarefas que dependam da linguagem natural. É a maneira como nós, humanos, falamos e escrevemos, mas realizadas por robôs.

Conheça os benefícios da inteligência artificial no setor jurídico

Por meio dessa tecnologia, que faz uma intersecção entre linguagem e ciência da computação, um robô consegue pesquisar, analisar e correlacionar diferentes tipos de dados. E isso multiplica as possibilidades de aplicação e está revolucionando a maneira como vivemos, trabalhamos e consumimos.

Um exemplo que você certamente conhece são os assistentes virtuais dos smartphones, como a Siri, no caso da Apple, e o Google Now, dos dispositivos Android. Essas máquinas podem ser acionadas por voz e são capazes tanto de falar conosco quanto de gerar as informações que solicitamos em texto.

Só que mais do que trazer resultados de filmes em cartaz ou curiosidades da Wikipedia para animar a mesa do bar, o processamento de linguagem natural pode ser aplicado em diferentes áreas profissionais e de negócios. E o Direito é uma delas, até porque, a linguagem é uma parte indissociável da atividade jurídica.

As aplicações da linguagem natural ao direito

O processamento da linguagem natural é uma arma poderosa de IA para os profissionais do Direito. Ao vasculhar, analisar e reunir um alto volume de dados, essa tecnologia pode ser usada em várias áreas, facilitando a execução de tarefas complexas como essas abaixo. 

Pesquisa de jurisprudência

Realizar uma boa pesquisa de jurisprudência é um passo fundamental para a produção de uma peça jurídica precisa e certeira ou um parecer jurídico detalhado e robusto. E ambos documentos podem fazer a diferença para a vitória ou a derrota em um caso.

Aqui, o processamento de linguagem natural pode ser uma importante arma, já que é mais rápida e eficiente que o olho humano para encontrar informações relevantes sobre qualquer tema que seja. Enquanto nós, humanos, conseguimos ler apenas um certo volume de documentos com atenção, essa tecnologia pode fazer isso mais e melhor.

Lawtech e Legaltech: as tendências para manter no radar em 2019

Revisão de contratos

Revisar milhares de páginas de contratos pode ser uma tarefa hercúlea. Termos, condições, prazos, são muitas as informações que podem vir a determinar o futuro de uma operação comercial, por exemplo. E essa é outra área do direito no qual o processamento de linguagem natural pode ser aplicado .

Com essa tecnologia, hoje é possível desconstruir um documento enorme em pequenas seções e compará-las com contratos anteriores. Isso permite, por exemplo, que o advogado consiga visualizar se as cláusulas padrão estão devidamente incluídas no contrato, com a construção semântica e os termos corretos.

Automação de documentos

Grandes empresas e escritórios de advocacia são sinônimos de acervos imensos de contratos das mais variadas espécies. Com a tecnologia de processamento de linguagem natural, é possível automatizar templates de forma padronizada, o que traz uma economia considerável de tempo na hora de produzir qualquer tipo de documento.

Nessa mesma esteira da automação dos documentos, o processamento de linguagem natural pode, ainda, facilitar o desenvolvimento de pareceres jurídicos de acordo com a demanda e a necessidade do usuário, já que consegue vasculhar e reunir os dados relevantes para tanto a partir de uma base de dados.

Gostou deste artigo? Então não deixe de conferir nosso e-book “A solução de conflitos na era digital: soluções online e métodos alternativos”.

O conteúdo oferecido faz parte da Academia MOL.

Para saber mais sobre a MOL – Mediação Online, acesse www.mediacaonline.com.

Siga a gente no InstagramLinkedIn e Facebook.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Posts Recentes

Menu