A linguagem corporal é importante ferramenta do mediador online

BlogPosts
1 Comentário

As competências para um mediador online são ainda mais especiais e desafiadoras. Além da capacitação técnica e da prática de mediação, o mediador precisa de outros conhecimentos próprios do ODR (online dispute resolution). Esse profissional deve estar familiarizado com a tecnologia e desenvolver competências e ferramentas especiais para exercer seu ofício pela internet.

Estabelecer acolhimento e “rapport” (criação de relacionamento) no ambiente online requer mais atenção dos mediadores. Contudo, isso não é tão difícil, vale ressaltar que, até mesmo nos treinamentos de mediação presenciais, são utilizados vídeos e filmes para análise de comportamentos durante o treinamento de capacitações técnicas.

Embora seja mais acolhedora uma sala de sessão de mediação online em comparação com as salas de muitos de nossos CEJUSCS, o mediador tem um cenário mais desafiador para transmitir acolhimento e garantir isonomia.

Ferramenta de linguagem corporal

Com base nisso e atenta ao desenvolvimento da capacitação contínua dos mediadores, a Mediação Online ofereceu o workshop com Renato Ribeiro, empreendedor do www.lovemyjob.com.br, que treinou os mediadores com técnicas de linguagem corporal para dar mais acolhimento durante as sessões nesta última quarta-feira.

Há alguns anos, Renato se propôs o desafio de gravar durante 365 dias às 7h da manhã um vídeo. Essa experiência lhe deu as bases para uma teoria da linguagem corporal de audiovisual baseada em três pilares: mecânica, consistência e intensidade.

Renato ouviu dos mediadores seus principais desafios práticos:

1) Para onde olhar? O mediador online deve olhar enquanto fala para a tela, paras as partes ou para a câmera?
2) Como posicionar melhor a câmera?
3) Como dar atenção para ambas as partes no ambiente online?
4) Como e em que momento interromper as partes quando o conflito acirra e todos falam ao mesmo tempo no ambiente online?
5) Como segurar a vontade do mediador online de se aproximar muito da câmera se o conflito se acirrar entre as partes durante a sessão?

Veja o vídeo para saber mais sobre como foi o evento:

Algumas dicas

Renato destacou que a câmera deve ser posicionada no quadrante do olhar um pouco mais abaixo, para que o mediador fique em posição de destaque superior. Que o mediador deve atentar para um olhar mais acolhedor durante a sessão, procurando não franzir a sobrancelha.

Chamou ainda a atenção para a importância de cuidar do cenário onde são feitas as mediações, pois muitos mediadores trabalham de suas residências. Afirmou que livros ao fundo dão a sensação de confiabilidade.

Ressaltou que, como a câmera é fixa e o mediador deve atentar para as partes enquanto essas falam para perceber seu comportamento, ele deve se atentar para direcionar o olhar para a câmera quando estiver falando. Um conforto para o mediador é segurar um objeto simbolizando cada uma das partes para passar a sensação de maior acolhimento e controlar a vontade de se posicionar ainda mais próximo à câmera.

Renato afirmou que mais do que diálogo positivo e visão de futuro na mediação online, é necessária energia positiva. Destacou ainda a importância do bem-estar do mediador, autoconhecimento e preparo antes de iniciar a sessão empregando sua energia positiva.

O especialista ressaltou também a importância de se estabelecer previamente os combinados entre as partes antes da sessão da mediação, com o tempo de fala de cada um dos participantes, a importância do discurso de abertura da mediação para um melhor controle no momento em que ambas falam ao mesmo tempo.

Renato trouxe diversos exercícios práticos para os mediadores demonstrando a importância da linguagem corporal para o ambiente online. Nesse workshop, realizado no contexto de ODR (online dispute resolution), a Mediação Online lançou as bases para verdadeiro laboratório de desenvolvimento contínuo para o mediador online.

, , , ,

1 Comentário. Deixe novo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Posts Recentes

Menu