A mediação online no direito de família.

BlogPosts
Nenhum comentário

INTRODUÇÃO

A Mediação em plataformas online cada vez mais é utilizada para resolução de conflitos no âmbito de família.

A Mediação é um método autocompositivo, onde as partes são as protagonistas da solução, auxiliadas por um terceiro mediador, facilitador da comunicação entre elas, independente e imparcial, que não julga, não dá conselhos, mas utiliza técnicas para que as partes sejam estimuladas a trazer soluções criativas para que solucionem o conflito posto.

A prática ganhou notoriedade nos últimos 2 (dois) anos no Brasil, principalmente após o advento do Novo Código de Processo Civil, da Lei de Mediação e das políticas públicas que passaram a incentivar o método.

AS VANTAGENS DO MÉTODO ONLINE

Um conflito familiar sempre envolve desgastes de comunicação entre as partes e nem sempre estas se sentem à vontade para estar no mesmo espaço físico.

Assim a mediação no ambiente online pode ser uma boa alternativa para casos envolvendo inventários, guarda de filhos, pensão alimentícia, entre outros.  As partes podem inclusive estar do outro lado do mundo.

COMO FUNCIONA A MEDIAÇÃO FAMILIAR?

A mediação familiar online é feita através de plataforma, onde o mediador capacitado com técnicas próprias cria um ambiente acolhedor e favorável em vídeo conferência para que os envolvidos possam conversar, bem como os auxilia juntamente com seus advogados a encontrarem em conjunto propostas construtivas e criativas para que as partes cheguem a um consenso, que busque a atender seus interesses.

As reuniões virtuais com o mediador podem ser conjuntas ou individuais, pois o Mediador é capacitado e preparado para agir de forma imparcial, independente e trata todos de forma igual, em ambiente cortês, com vistas a construção do consenso, foco em visão de futuro e busca de alternativas a longo prazo para encerrar o conflito da melhor forma.

QUANDO BUSCAR A MEDIAÇÃO FAMILIAR ONLINE?

A mediação online é uma oportunidade para as partes que querem ser as protagonistas da decisão da sua vida. Querem resolver o conflito sem delegar para outras pessoas, tudo de forma mais rápida, simples, econômica e eficiente.

Nem sempre um juiz de direito tem a oportunidade de conhecer as peculiaridades da vida das partes e nem sempre a realidade dos autos é a realidade das partes.   Além disto, nem sempre há uma boa decisão judicial aos olhos das partes em conflito e quem ganha o processo nem sempre sai realmente vencedor.

Um processo gera dispêndio de custos e tempo, além de expor as partes a um desgaste emocional.

Já a mediação é mais rápida, pode chegar a origem do conflito, está preservada pela confidencialidade, pressupõe boa-fé, busca do consenso e voluntariedade.  As partes precisam querer estar na mediação.

Mas isto não se mostra difícil, quando se observa os inúmeros benefícios do método que hoje já são atestados pela nossa sociedade.

ALGUNS BENEFÍCIOS DA MEDIAÇÃO FAMILIAR ONLINE:

  • As partes são as protagonistas da decisão;
  • Solução mais rápida, eficiente e voluntariamente cumprida;
  • Constrói consenso atendendo a ambos os interesses;
  • Pode restabelecer diálogo;
  • Pode restabelecer ou preservar o relacionamento entre os envolvidos;
  • Mais econômica do que processos judiciais;
  • Evita mais desgastes emocionais e encontros no mesmo ambiente físico.
  • Pode ser feita a qualquer momento em qualquer lugar, quando as partes se sentirem preparadas.

CUIDADOS NA MEDIAÇÃO DE FAMÍLIA EM PLATAFORMAS ONLINE

Importante a escolha plataformas online que tenham em seu quadro mediadores familiarizados com o ambiente online, além da capacitação técnica especializada.

Na mediação envolvendo direito de família, os advogados possuem papel importante na redação dos acordos, para garantir a devida execução e homologação judicial.

A MOL MEDIAÇÃO ONLINE E A MEDIAÇÃO FAMILIAR.

A MOL oferece serviços de mediação no âmbito familiar através de sua plataforma www.mediacaonline.com e em 06/06/18, apoiou o evento sobre o tema, o XXIII Café com Mediação, no Esporte Clube Pinheiros.

No evento, grandes mestres como Juliana Polloni, Alessandra Bonilha, Vanessa Aufiero, Antonio Carlos Malheiros, Egberto Almeida Penido, entre outros trataram sobre a importância da mediação para conflitos envolvendo direitos de família. Confira a gravação do evento no link: https://www.youtube.com/watch?v=DTy-gEX54p4

 

, , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Posts Recentes

Menu