Mediação Online: as etapas do acordo digital_unsplash

Mediação online: Quais são as etapas do acordo digital?

BlogPosts
Nenhum comentário

A possibilidade de se fazer um acordo digital, ou seja, que não exige a presença física das partes em um mesmo ambiente, é uma solução rápida e barata para que as empresas consigam se proteger dos altos custos que envolvem os processos no Brasil.

Segundo levantamentos obtidos por nós da Academia Mol, as empresas gastam, em média, R$ 157,38 bilhões de reais por ano na litigância. Além disso, uma ação na primeira instância da Justiça Estadual pode levar até dois anos para ser julgada.

Por isso, apostar em métodos alternativos de resolução de conflitos é a melhor opção para as empresas que desejam reduzir seus estoques de ações na Justiça e evitar a judicialização de novos casos. Agora imagine conseguir atingir esse objetivo de forma totalmente digital, economizando dinheiro e tempo?

Sabe o que são as Lawtech e Legaltech? Veja as tendências que estão no radar dessas startups em 2019

É justamente isso que as soluções desenvolvidas pela Mediação Online, a mediação e a negociação, são capazes de fazer: a partir de interações realizadas no ambiente virtual da plataforma, as partes em conflito podem chegar a um entendimento benéfico a todos e que traz, ainda, segurança jurídica para os envolvidos.

A plataforma atua em vários tipos de conflitos, entre consumeristas, trabalhistas, com fornecedores ou parceiros e também na esfera societária. Desde o seu surgimento em 2015, a plataforma da MOL já atuou em 34 mil casos e registrou resultados impressionantes: é 30 vezes mais rápida que os métodos convencionais e é 50% mais econômica.

Abaixo, veja quais são as etapas do acordo digital, de acordo com cada uma das soluções oferecidas pela plataforma da Mediação Online.

O acordo digital na mediação

A mediação é um processo voluntário, no qual uma terceira parte, independente e imparcial, atua com as partes em conflito de modo a encontrar uma solução que seja interessante para todos. É a solução mais indicada quando o foco do problema é mais complexo, sensível e tem como objetivo o restabelecimento do relacionamento entre os indivíduos.

Na Mediação Online, o processo da mediação até o acordo digital envolve quatro etapas:

1 – Envio da base de dados

Neste momento, a empresa envia para a plataforma MOL a sua base de casos, estejam eles ajuizados ou não.

2 – Adesão

Uma vez com os casos em mãos, a plataforma entra em contato com as outras partes e as convidam para participar de uma sessão de mediação.

3 – Mediação

O mediador, que é uma pessoa física e capacitada para conduzir esse tipo de interação, realiza as sessões com as partes até que todos estejam à vontade e com um entendimento comum.

4 – Acordo digital

Depois de alcançado um termo, uma minuta do acordo é produzida e enviada para todos os participantes, que fazem, então, a assinatura digital, que tem validade de título executivo extrajudicial. Se as partes preferirem, podem homologar o documento, dando a ele o status de título executivo judicial.

Negociação e mediação: o acordo digital para resolução de conflitos

O acordo digital na negociação

A negociação é uma ferramenta que envolve as partes interagindo direta e objetivamente na direção de uma solução para o conflito. Aqui, no entanto, não há intervenção de terceiros, como na mediação. A negociação passa por três etapas até o acordo digital, que funciona nos mesmos termos daquele que é obtido após o processo de mediação.

1 – Envio do caso

A empresa envia à plataforma da Mediação Online a base de casos, acompanhada das propostas de acordo que deseja fazer.

2 – Negociação

A plataforma então entra em contato com a outra parte. Uma vez aceito o convite, a negociação direta começa no ambiente digital.

3 – Acordo digital

Se gerado um acordo, os envolvidos terão a oportunidade de checá-lo e assiná-lo. A sua validade é a mesma da observada na mediação (título executivo extrajudicial), o que garante a todos a segurança jurídica sobre tudo o que foi acertado.

Quer saber mais sobre Mediação Online e acordo digital? Entre em contato conosco.

O conteúdo oferecido faz parte da Academia MOL.

Para saber mais sobre a MOL – Mediação Online, acesse www.mediacaonline.com.

Siga a gente no Instagram, LinkedIn e Facebook. 😉

,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Posts Recentes

Menu