Os benefícios da mediação online para as empresas_amyhirschi_unsplash

Menos burocracia, mais tecnologia! Os benefícios da mediação online para as empresas

BlogPosts
Nenhum comentário

O que é a mediação online?

A mediação online nada mais é que a realização de sessões de algum método alternativo de resolução de conflitos, como a mediação ou a negociação, por meio de uma plataforma online. Essa solução é uma alternativa para as empresas, figuras que constam entre os maiores litigantes da Justiça brasileira, que é lenta e custa caro.

Acordo online: como empresas estão evitando os altos custos e a burocracia dos processos

A inclusão desta solução à estratégia jurídica das empresas poderá ajudar na redução do estoque de ações judiciais em trâmite e é, ainda, uma ferramenta preventiva, já que evita a judicialização de novos casos. Seus resultados? Economia de tempo e dinheiro para os cofres corporativos e a restauração da confiança com os clientes.

5 passos para entender o que é e como funciona a Mediação

Os benefícios da mediação online para as empresas

A mediação online é uma ferramenta importante de redução de custos, como mencionamos acima, mas essa não é a única vantagem que ela oferece. Abaixo, veja outros benefícios que essa solução traz para as empresas.

É mais rápida que a Justiça

A mediação online envolve um diálogo entre as partes em conflito. Dependendo do método escolhido, a conversa pode ser intermediada por uma terceira figura, o mediador, como é o caso da mediação. Caso contrário, na negociação, por exemplo, a interação é direta, simples e objetiva. Isso torna o encerramento da controvérsia mais rápido que na Justiça.

Segundo a experiência da Mediação Online (MOL), startup que oferece uma plataforma digital para esses métodos, é possível resolver um problema de forma até 30 vezes mais rápida que os trâmites judiciais, nos quais uma ação em primeira instância pode levar até dois anos até ser julgada.

Resolve os conflitos mais comuns para as empresas

São muitas as possibilidades de aplicação da mediação online para as empresas, que pode ser usada para solucionar diferentes tipos de conflitos. Um levantamento recente revelou que os conflitos mais comuns para as empresas no Brasil são trabalhistas (35,82%), enquanto temas de Direito Civil aparecem em segundo (34,01%), seguidos das ações de Direito do Consumidor (10,88%). Todos podem ser resolvidos por meio da mediação online.

Pode ser aplicada em um grande volume de casos

A mediação online pode ser realizada sem que as partes estejam num mesmo lugar, bastando apenas uma conexão de internet. Isso facilita que uma empresa baseada em São Paulo, por exemplo, resolva um problema com um fornecedor em Santa Catarina.

Como essa ferramenta promove uma interação rápida e facilita o diálogo entre as partes, pode ser usada em um alto volume de casos. E isso é algo que a torna ideal para os setores que são muito demandados na Justiça, como o bancário e o varejo.

Restaura a confiança entre as partes

Rapidez, eficiência e diálogo amigáveis são premissas da resolução de conflitos por meio da mediação online e isso deixa as partes à vontade para conversar e chegar em um acordo que seja benéfico para todos.

Essas facilidades, revela a Mediação Online, tem um resultado objetivo para as empresas: o aumento do NPS (Net Promoter Score), o índice que mede a satisfação com os serviços prestados.

Como a mediação online funciona?

A mediação online realizada por meio da plataforma da MOL exige apenas uma conexão de internet para ser realizada. O processo acontece de acordo com o método escolhido, a mediação ou a negociação.

Vale notar que ambos os métodos podem ser utilizados em ações que já estão tramitando na Justiça e ambos geram um acordo online, que confere segurança jurídica às tratativas e compromissos assumidos durante a mediação online.

Mediação online: Quais são as etapas do acordo digital?

A mediação é um método que envolve uma terceira parte, o mediador. É ele que auxilia os envolvidos no conflito a chegar em um acordo. Esse método é o mais indicado para problemas mais sensíveis, profundos, nos quais exista uma relação anterior entre as partes. Na plataforma da MOL, é assim que a mediação acontece:

  • Envio de caso: a empresa envia a base de casos, ajuizados ou não, para a plataforma;
  • Adesão: um convite então é enviado para a outra parte. Quando aceito, a sessão de mediação é agendada;
  • Mediação: aqui, o processo da mediação acontece, com a ajuda de um mediador, treinado e capacitado para resolver o conflito;
  • Acordo: depois de as partes acertarem os termos do acordo, um documento digital é assinado.

Na negociação, por sua vez, as partes resolvem problemas pontuais e sem a interferência de uma terceira parte ou a Justiça. É o método indicado para conflitos mais objetivos. Na plataforma da Mediação Online, a negociação funciona da seguinte forma:

  • Envio de caso: a empresa envia sua base de dados para a MOL e as propostas de acordo;
  • Negociação: a outra parte é convidada a participar. Quando o convite é aceito, começa a negociação diretamente entre as partes;
  • Acordo: assim que as partes chegarem a um consenso, um acordo digital é gerado e assinado, garantindo a segurança jurídica das tratativas.

Gostou da mediação online e se interessou pela plataforma digital da MOL? Então entre em contato com a empresa

O conteúdo oferecido faz parte da Academia MOL.

Para saber mais sobre a MOL – Mediação Online, acesse www.mediacaonline.com.

Siga a gente no Instagram, LinkedIn e Facebook.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Posts Recentes

Menu