Notícias jurídicas – 01 a 15 de janeiro

BlogPosts, Notícias jurídicas
Nenhum comentário

Confira as notícias jurídicas de destaque da primeira quinzena de janeiro de 2021:

Protocolos ampliam mecanismos de segurança cibernética no Poder Judiciário

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) instituiu protocolos para garantir a segurança do ecossistema digital dos tribunais e demais órgãos jurisdicionais do país, segundo noticiou o portal ConJur. A ideia é que as diretrizes de prevenção, gerenciamento e investigação de incidentes cibernéticos que foram elaboradas por um Comitê especial uniformizem e permitam maior proteção de dados e informações virtuais nos órgãos do Poder Judiciário.

Com Plenário Virtual, Supremo julgou 4 vezes mais méritos em repercussão geral 

Em 2020, o Supremo Tribunal Federal (STF) bateu recorde de julgamentos de mérito em recursos com repercussão geral reconhecida. Foram julgados 134 REs, o que representa quase quatro vezes mais em relação ao ano anterior. Trata-se do maior número de méritos já julgados desde 2008, conforme as estatísticas do tribunal. 

A maioria dos casos foi analisada no Plenário Virtual, que teve sua importância ressaltada desde o início da pandemia do coronavírus, com a ampliação das hipóteses de julgamento que permitiu a análise do mérito de recursos. 

Covid-19 foi a principal causa de acidentes de trabalho no terceiro trimestre

Cerca de 10% dos acidentes de trabalho do país no terceiro trimestre do último ano ocorreram devido à Covid-19. Entre julho e setembro, 10,8 mil trabalhadores foram afastados pela doença — um aumento de 246% com relação ao segundo trimestre. As informações são do Valor Econômico.

Dicas imperdíveis do Notícias Jurídicas

Confira os conteúdos de destaque que a MOL – Mediação Online selecionou para esta quinzena. 

Webinar: Análise de sentimentos em redes sociais – monitoramento de satisfação de consumidores 

Neste webinar, Natália Bertão e Robson Fernandes conversam sobre as tecnologias de monitoramento que as empresas podem usar para avaliar a satisfação de seus clientes em redes sociais. Assista à conversa clicando aqui.

Natália é PMO na MOL, especialista em Direito Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV-SP) e teve atuações prévias como analista de dados e de processos na área jurídica. Já Robson é Chefe de Pesquisa e Fundador da SciCognos, Doutorando e Mestre em Ciência da Computação e Matemática Computacional com ênfase em Inteligência Artificial (USP).

Leitura: Tendências de gestão jurídica para empresas em 2021

Especialistas esperam que a onda de inovação e automatização que invadiu o departamento jurídico dos negócios em 2020 continue a crescer. Saiba quais serão as tendências tecnológicas de trabalho que prometem aumentar a eficiência jurídica dos negócios neste novo ano. Leia aqui.

Acompanhe quinzenalmente as notícias jurídicas de destaque

, , , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Posts Recentes

Menu