Notícias jurídicas da semana

Notícias jurídicas da semana – 16 a 22 de novembro

BlogPosts, Notícias jurídicas
Nenhum comentário

Comunidade internacional quer mediação para solucionar crise política

Um destaque importante no notícias jurídicas da semana é o apelo da Organização das Nações Unidas, a União Europeia e a Igreja Católica no uso da mediação para solucionar a grave crise política que assola a Bolívia. Após a deposição do presidente Evo Morales, o país foi tomado por confrontos entre manifestantes e forças policiais. 

Comunicação não-violenta: uma ferramenta poderosa na solução de conflitos

Muito falamos na Academia Mol sobre o uso da mediação em conflitos entre empresas e pessoas físicas, parceiros e fornecedores, mas é importante sempre ressaltar que esse método pode ajudar na construção de uma cultura de paz a nível mundial, não só corporativo. 

A mediação decola na Air France

Uma das maiores companhias aéreas do mundo está apostando na mediação para solucionar conflitos trabalhistas com seus colaboradores, uma estratégia jurídica que pode ajudar a empresa, alvo frequente de greves na França, reduzir estoque de ações trabalhistas e os custos envolvidos na litigância. 

Como companhias aéreas podem usar a Mediação De Conflitos?

A medida só se tornou possível depois que uma lei editada pelo presidente Emmanuel Macron em 2017 e que permitiu o uso da mediação na solução de controvérsias trabalhistas. Desde a inauguração da medida em 2018, a empresa atingiu uma taxa de sucesso de quase 100% em 50 casos. 

Métodos alternativos de resolução de conflitos nas escolas

Outra notícia importante no notícias jurídicas da semana vem da cidade do Guarujá (SP), que ganhou um importante reforço na luta contra a violência nas escolas municipais: comissões de mediação. A lei municipal foi aprovada no final de 2018 e começou a ganhar corpo neste ano, com reuniões entre poder público e escolas para debater como seria a aplicação da medida, que entra em vigor no ano que vem. 

Por que utilizar a mediação de conflitos nas escolas?

Livros, podcasts e textos imperdíveis:

Livro: “Escravidão – Vol. 1: Do primeiro leilão de cativos em Portugal até a morte de Zumbi dos Palmares”
Autor: Laurentino Gomes
Preço: R$ 29,99

Na semana em que o Brasil lembrou do dia da Consciência Negra, comemorado em algumas capitais em 20 de novembro, chega às livrarias de todo o país o novo livro do jornalista Laurentino Gomes, sugestão de leitura desta edição do notícias jurídicas da semana. 

Na obra “Escravidão”, que está em seu primeiro volume, ele faz um panorama histórico sobre a escravidão, cobrindo um período de 250 anos. O autor ganhou notoriedade após a publicação da série “1808”, “1822” e “1889”, que vendeu mais de 2,5 milhões de exemplares no Brasil, em Portugal e nos Estados Unidos. 

Podcast: Guncast

Apresentado pelo comediante e empreendedor Murilo Gun, esse podcast fala com os empreendedores brasileiros (ou brasileiros que estejam dando os primeiros passos nesse meio) de uma maneira descontraída. A cada episódio, convidados de diferentes backgrounds falam sobre suas experiências de vida, criatividade, inovação e empreendedorismo, é claro.

Texto: “Challenges Facing the Singapore Convention on Mediation”

Este artigo publicado na prestigiada Bloomberg, analisa os desafios que a Convenção de Singapura, tratado internacional que visa fomentar o uso da mediação para resolução de conflitos comerciais internacionais, irá enfrentar. O maior deles, segundo o artigo, é a falta de padrões internacionais para o exercício da mediação. Aberto para assinaturas em agosto de 2019, o documento já foi assinado por países como China e Estados Unidos.

Se interessou pelo nosso conteúdo e quer saber mais sobre as soluções? Entre em contato conosco

O conteúdo oferecido faz parte da Academia MOL.

Para saber mais sobre a MOL – Mediação Online, acesse www.mediacaonline.com.

Siga a gente no Instagram, LinkedIn e Facebook.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Posts Recentes

Menu