e-commerce no Brasil

Números: os principais dados do setor de e-commerce no Brasil

BlogPosts
Nenhum comentário

O e-commerce está se tornando uma força importante no Brasil. Para se ter ideia da popularidade que o comércio eletrônico está ganhando entre os consumidores brasileiros, entre 2018 e 2019, o setor cresceu 37,5%. Segundo dados de uma pesquisa conduzida pela BigData Corp e PayPal Brasil, essa foi a maior expansão já observada desde 2014. 

Ao que tudo indica, o comércio eletrônico veio para ficar. Abaixo, veja 5 dados que comprovam esse fato. 

1 – O e-commerce deve registrar faturamento de 61,2 bilhões de reais em 2019

Em 2018, o faturamento do comércio eletrônico no Brasil foi de 53,2 bilhões de reais. Para 2019, a expectativa é a de que esse setor cresça 15%, alcançando a cifra de 61,2 bilhões, indicou a 39ª Edição da pesquisa Webshoppers, conduzida pela Ebit| Nilsen

2 – Black Friday é a data preferida dos consumidores

Ainda de acordo com esse estudo, os brasileiros gastam cifras diferentes em cada uma das datas comemorativas do varejo e é a sua data preferida é a Black Friday, que acontece em novembro. Neste dia, o tíquete médio é de 608 reais. No Natal, por exemplo, é de 475 reais. 

3 – 58,5 milhões de brasileiros são consumidores ativos do e-commerce

Segundo o levantamento feito pelo Ebit| Nielsen, essa é a quantidade de brasileiros que fizeram ao menos uma compra online em 2018. O país tem uma população de 209 milhões de pessoas, o que pode fazer esse número parecer pequeno. No entanto, para efeitos de comparação, equivale a população de um país como a Coreia do Sul.

4 – O Brasil tem hoje 930 mil lojas online ativas

O dado é da pesquisa feita pela BigData Corp e PayPal Brasil. A maioria dessas lojas apostam em plataformas gratuitas para hospedar suas operações (60%). Mas se engana quem pensa que neste grupo estão os pequenos negócios: 8% das lojas online que privilegiam essas soluções faturam mais de 100 milhões de reais por mês e recebem 500 mil visitas por mês. 

5 – O setor está crescendo e os consumidores estão de olhos abertos

Só na Black Friday de 2019, o site Reclame Aqui! registrou 8.830 mil reclamações, número quase 60% maior do que o registrado em 2018. As principais queixas dos clientes do varejo eletrônico foram: propaganda enganosa, problemas na finalização da compra, divergência de valores, atraso na entrega e falhas no estorno do valor pago. Isso mostra que, embora o setor esteja consolidado, ainda há espaço para que as empresas do comércio eletrônico melhorem a sua relação com seus consumidores. 

Se interessou pelo nosso conteúdo? Não deixe de conferir o nosso blog 

O conteúdo oferecido faz parte da Academia MOL.

Para saber mais sobre a MOL – Mediação Online, acesse www.mediacaonline.com.

Siga a gente no Instagram, LinkedIn e Facebook.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Posts Recentes

Menu