O que é ODR_mimithian_unsplash

Entenda o que é ODR e conheça os seus benefícios para as empresas

BlogPosts
1 Comentário

O que é ODR (Online Dispute Resolution)?

ODR (Online Dispute Resolution) são os meios alternativos de resolução de conflitos, mas realizados em um ambiente totalmente digital. Tudo acontece sem a interferência da Justiça, mas o resultado, que se dá na forma de um acordo, tem toda a segurança jurídica necessária.

O que é ADR (Alternative Dispute Resolution) e ODR (Online Dispute Resolution)?

Ao invés das partes se encontrarem em um lugar físico para dirimir um conflito, elas podem se utilizar de tecnologia, que pode até mesmo ser um simples celular, para se reunirem em salas virtuais e resolverem um conflito de forma mais simples, rápida eficiente e econômica. Basta uma conexão de internet.

O sistema multiportas de resolução de conflitos

Para cada tipo de conflito existe uma solução mais adequada de resolução, que não necessariamente precisa passar pelo judiciário. Sistema multiportas nada mais é do que  escolher para cada tipo de conflito o meio mais apropriado para sua solução.

Os operadores do direito devem observar o tipo de conflito, a melhor estratégia,  tudo de acordo com a complexidade do caso, custos, tempo, análise econômica do direito,  avaliar se seria mais adequado um método consensual ou adversarial para a resolução.

Dentre estes, escolher qual o que melhor se enquadra economicamente  para dar efetividade aos interesses das partes. Lembrando que além dos métodos presenciais há o ODR à disposição tornando, tudo ainda mais fácil e acessível.

Assim, existem diversos métodos de resolução de conflitos, tais como, negociação, conciliação, mediação, arbitragem, dispute board, entre outros.

Os ODR são estes métodos de resolução servidos de tecnologia, com melhor acessibilidade e big data para melhor controle, aferição de resultados e organização.

Segundo Daniel Arbix “ODR é a resolução de controvérsias em que as tecnologias de informação e comunicação não se limitam a substituir canais de comunicação tradicionais, mas agem como vetores  para oferecer às partes  ambientes e procedimentos  ausentes em mecanismos convencionais de dirimir conflitos.“, e que os ”ODR são “uma nova porta” para solucionar conflitos que talvez não possam ser dirimidos por mecanismos tradicionais de resolução de controvérsias”. 

Cada vez mais as empresas vão valorizar o designer de resolução conflitos que olhará para a empresa, mapeará quais são os maiores gargalos de conflitos destas e desenhará juntamente com o departamento jurídico soluções preventivas, de forma sustentável e econômica, indicando o melhor sistema de resolução de acordo com os interesses da empresa, observado o que há de mais eficiente e inovador no mercado.

Benefícios do ODR

O ODR pode trazer muitos benefícios para as empresas que incluírem estes métodos no dia a dia do departamento jurídico. Além de ajudar na redução do estoque de ações que já tramitam na Justiça, também previnem a judicialização de novos casos. Veja outros exemplos abaixo:

  • Solução mais rápida, eficiente e voluntariamente cumprida;
  • Exercício da autonomia da vontade, com maior participação ativa e direta dos envolvidos na resolução;
  • Flexibilidade do procedimento de solução;
  • Pode ser feita em momento mais conveniente e em qualquer lugar com internet;
  • Maior compreensão das partes sobre o que gerou o conflito;
  • Perspectiva positiva e visão de futuro;
  • Pode restabelecer ou preservar o relacionamento entre os envolvidos;
  • Mais econômica do que processos judiciais;
  • Evita mais desgastes emocionais e encontros no mesmo ambiente físico.
  • Nos métodos consensuais, pode gerar soluções mais criativas, duradouras e de resultados ganha-ganha, atendendo os maiores interesses das partes.
  • Pode de restabelecer, diálogo, relações e agregar valor.

Como funciona a mediação e a negociação no ambiente ODR?

A mediação é um método que deve ser usado para resolver conflitos mais profundos, emocionais e nos quais as partes tenham um relacionamento anterior. A negociação, por sua vez, pode auxiliar a resolver questões mais objetivas e pontuais.

Como funciona a negociação e mediação no ambiente do odr?

No ambiente online, a mediação é feita através de plataforma, onde o mediador capacitado cria um ambiente acolhedor e favorável em vídeo conferência para que os envolvidos possam conversar e os auxilia com seus advogados a encontrarem uma solução atenda os seus interesses.

Já a negociação online pode ser feita através de plataforma, onde as propostas são colocadas em aplicativo, link, ou site, para que a outra parte acesse de uma forma simples e rápida de qualquer lugar onde estiver. Os acordos gerados são conferidos e assinados online pelas próprias partes.

 

Se interessou? Leia nosso post que ensina tudo o que você precisa saber para contratar um odr (online dispute resolution) para sua empresa

O conteúdo oferecido faz parte da Academia MOL.

Para saber mais sobre a MOL – Mediação Online, acesse www.mediacaonline.com.

Siga a gente no InstagramLinkedIn e Facebook.

 

, ,

1 Comentário. Deixe novo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Posts Recentes

Menu