strip mall

O que é strip mall e quais os desafios jurídicos que esse negócio enfrenta?

BlogPosts
Nenhum comentário

O que é strip mall?

Strip Mall é uma espécie de shopping center, mas, em vez de as pessoas caminharem trancafiadas dentro de um prédio, o passeio acontece ao ar livre, por uma espécie de vila de lojas e estabelecimentos. Reúne lojas, mas também serviços e são muito frequentados pelos moradores locais, que buscam resolver tarefas do dia a dia, como ir à farmácia ou à academia, e passear. 

O strip mall é geralmente ancorado em uma gigante do varejo, como um supermercado ou alguma rede de franquia poderosa. No seu entorno, é possível encontrar todo o tipo de conveniência, como um mix de serviços. Conveniência, aliás, é a sua premissa. 

Há quem considere esse tipo de comércio o futuro do varejo físico nos Estados Unidos, onde a fórmula dos grandes shoppings já vem dando sinais de desgaste. A febre pelo strip mall está tão alta por lá, que o GIC Private Limited, o fundo soberano de Singapura, está investindo quase 120 milhões de dólares para abocanhar 48,2% de participação em cinco strip malls espalhados em estados como a Flórida, Missouri e Michigan. 

Avanços tecnológicos no varejo: 6 startups que podem transformar o setor

No Brasil, o strip mall já é uma realidade e a tendência é a de que esse tipo de estabelecimento comece a ganhar força. Segundo dados de outra associação, a ABRASCE (Associação Brasileira de Shoppings Centers), 56,3% do total de strip malls em atividade no Brasil estão em cidades do interior, enquanto 43,7% estão localizados em capitais. 

O perfil das cidades que abarcam esses estabelecimentos é o de cidades de médio a grande porte, de 100 mil até mais de um milhão de habitantes. Números que mostram a versatilidade desses empreendimentos. Strip mall está vindo força total, mas há desafios jurídicos importantes no horizonte desses empreendedores. 

Quais os desafios jurídicos do strip mall?

Os empreendedores que desejam apostar em strip mall precisam ter em mente os desafios que esse tipo de empreendimento pode trazer à tona. Abaixo, nós da Academia Mol listamos dois deles que precisam estar no radar de quem quer investir nessa ideia. 

Dicas da MOL: como reduzir a entrada de novas ações judiciais nas empresas

  • Aluguel

Um strip mall precisa ser posicionado em uma boa localização, o que significa que o proprietário precisará investir alto na busca por um terreno adequado, cujo tamanho seja em torno de 5.000 metros quadrados, o recomendado pela Abrasce. Isso trará impacto ao preço do aluguel aos lojistas, que poderá ser alto, uma possibilidade abre margem para conflitos em razão de reajustes e casos de inadimplência. 

  • Cláusula de raio

A cláusula de raio é uma polêmica daquelas na Justiça brasileira quando o assunto é esse tipo de  empreendimento e uma grande fonte de conflito. De acordo com essa disposição, que é muito comum nos contratos dos shoppings centers, por exemplo, o lojista se compromete a não exercer a mesma atividade dentro de determinada distância do local no qual está o estabelecimento. Ainda não há um entendimento consolidado sobre o tema: há decisões que a consideram abusiva, bem como decisões que a consideram correta. 

Vale notar que uma operação comercial está exposta a desafios jurídicos. Portanto, empreendedores devem investir em um departamento jurídico sólido, capaz de mitigar os riscos por meio de uma estratégia preventiva, que priorize os meios alternativos de resolução de conflitos, como a mediação e a negociação, para solucionar problemas.  

Quer saber mais sobre as soluções da Mediação Online? Entre em contato conosco

O conteúdo oferecido faz parte da Academia MOL.

Para saber mais sobre a MOL – Mediação Online, acesse www.mediacaonline.com.

Siga a gente no Instagram, LinkedIn e Facebook.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Posts Recentes

Menu