Mediacao online no setor da indústria_pierrechatelinnocenti_unsplash

O que você não sabia sobre o uso de mediação online nos setores da indústria

BlogPosts
Nenhum comentário

Recentemente, nós da Academia Mol falamos sobre os conflitos judiciais que mais afetam os setores da indústria, um dos que tem o maior peso no Produto Interno Bruto do Brasil (10,4%, segundo dados de maio de 2018, obtidos pelo jornal Folha de S. Paulo). 

Setor industrial: conheça os conflitos mais comuns na Justiça e veja como solucioná-los

Problemas trabalhistas ou com propriedade intelectual e inadimplência de clientes são frequentes, sem esquecer daqueles ligados à operação, como com fornecedores, na logística e no armazenamento dos bens produzidos. Todos contribuem para manter as empresas dos setores industriais na lista das maiores litigantes da justiça brasileira. 

Hoje, vamos falar sobre como é possível driblar a morosidade e os altos custos da litigância no Judiciário e mostrar o que a mediação online pode fazer pelas empresas deste setor.

Menos burocracia, mais tecnologia! Os benefícios da mediação online para as empresas

O que é a mediação online?

A mediação online é uma nova maneira de encarar a resolução de conflitos. Em vez de apostar na Justiça para resolver seus problemas, uma empresa pode fazer isso por meio do diálogo e em um ambiente digital. É a realização de uma sessão de mediação pela internet.

Em razão do estado da litigância no Brasil, que é lenta e custa caro, cada vez mais empresas estão apostando na inclusão dos métodos alternativos de resolução de conflitos à sua estratégia jurídica. 

Ao fazer isso, se posicionam diante de uma maneira mais rápida, eficiente e barata para encerrar controvérsias. De um lado, esses métodos reduzem o estoque de ações em trâmite. Do outro, evitam que novos casos cheguem às vias judiciais. 

SAC e ouvidoria: como os canais de atendimento podem ajudar o jurídico das empresas

Os avanços tecnológicos levaram esses métodos a um novo nível, uma vez que foram aplicados no desenvolvimento de soluções tecnológicas. Tais soluções facilitam interação entre as partes em conflito, porém sem que seja necessário que elas estejam num mesmo local. E mais: por serem escalonáveis, podem ser aplicadas em um alto volume de casos, o que é positivo para o setor industrial, cuja operação está muitas vezes espalhada pelo país. 

Como a mediação online funciona?

Existem vários métodos alternativos de resolução de conflitos online e dois deles são a mediação e a negociação. Em comum, dispensam a interferência do poder estatal, com segurança jurídica, mas tem como diferença aplicabilidade distinta, como mostraremos adiante. 

Negociação e mediação: o acordo digital para resolução de conflitos

A mediação é o mais indicado para conflitos profundos, com traços emocionais e nos quais as partes detenham alguma relação anterior. O processo é conduzido por uma terceira parte, imparcial e neutra, o mediador. É essa figura que conduz os envolvidos em um processo de diálogo até o acordo que encerra a controvérsia. 

Por ser focada em problemas que possam afetar um relacionamento consolidado, a mediação pode ser uma alternativa para lidar com conflitos trabalhistas ou a inadimplência de clientes, dois conflitos comuns no setor industrial. Isso porque a mediação tem como objetivo restaurar esse relacionamento para que as partes dêem continuidade a ele. 

Na plataforma digital desenvolvida pela Mediação Online (Mol), a mediação acontece em quatro passos. Veja: 

  • Envio de caso: a empresa envia a base de casos, ajuizados ou não, para a plataforma;
  • Adesão: um convite então é enviado para a outra parte. Quando aceito, a sessão de mediação é agendada;
  • Mediação: começa o processo da mediação, realizado pelo mediador, que é treinado e capacitado para resolver o conflito;
  • Acordo: depois de as partes concordarem com os termos do acordo, um documento digital é assinado.

A negociação é o método mais adequado para problemas pontuais, nos quais as partes não necessariamente tenham qualquer tipo de relacionamento anterior. Aqui, a interação entre acontece de maneira direta: há uma proposta de acordo e a parte contrária avalia em que medida o que está sendo proposto se encaixa com suas expectativas.

Esse caráter mais objetivo faz da negociação um método interessante de ser usado nos casos envolvendo uma a cobrança indevida ou para renegociar dívidas com fornecedores e parceiros, por exemplo. Na plataforma da Mediação Online, a negociação se dá da seguinte forma:

  • Envio de caso: a empresa envia sua base de dados para a MOL com a proposta de acordo;
  • Negociação: a outra parte é convidada a participar do processo. Quando o convite é aceito, a negociação começa diretamente entre as partes;
  • Acordo: com o consenso das partes, um acordo digital é gerado e assinado, garantindo a segurança jurídica das tratativas.

Os resultados da mediação online para as empresas

Na experiência da Mediação Online, apostar nestas ferramentas para resolver conflitos gera redução de custos para as empresas, mas também ajuda a restaurar a sua imagem e o relacionamento com a outra parte. 

Em termos objetivos, a mediação consegue ser 30 vezes mais rápida e 50% mais econômica que as vias judiciais. Já a negociação, essa pode resultar em um processo 115 vezes mais ágil que a Justiça e pode trazer até 115% de redução nos gastos das empresas. 

 

Gostou dos resultados e quer saber mais sobre a resolução de conflitos na era digital? Então não perca nosso e-book sobre esse assunto

O conteúdo oferecido faz parte da Academia MOL.

Para saber mais sobre a MOL – Mediação Online, acesse www.mediacaonline.com.

Siga a gente no Instagram, LinkedIn e Facebook.

,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Posts Recentes

Menu