RPA: o que é e quais são os benefícios da automação de processos

BlogPosts
Nenhum comentário

Entre as tendências tecnológicas que têm transformado o mundo corporativo, a automação de processos chama a atenção por impactar positivamente a produtividade das empresas. Conhecida como RPA (sigla para Robotic Process Automation), a tecnologia permite aos negócios otimizar o tempo de trabalho de seus colaboradores, livrando-os da execução de tarefas operacionais. Com isso, sobra mais tempo para que se dediquem a atividades em que o raciocínio e as habilidades humanas são realmente essenciais.

Está curioso para saber mais sobre a tecnologia? Neste artigo, nós vamos te contar o que é a automação de processos e quais são benefícios que empresas de grande, médio e pequeno porte podem ter ao usá-la. Confira!

RPA: o que é e como funciona?

A automação de processos pode ser entendida como um conjunto de aplicações capazes de realizar atividades humanas que são muito repetitivas ou operacionais dentro de um determinado processo. A RPA “imita” a ação humana, mas de modo automatizado, em alta velocidade e quantas vezes e por quanto tempo for preciso.

Com técnicas de automação, é possível fazer desde ações como enviar e-mails, atualizar o cadastro de clientes e fornecedores, preencher planilhas, gerar relatórios. Também é possível automatizar:

  • O atendimento inicial a clientes
  • O processamento de faturas
  • A entrada e faturamento de vendas
  • O processamento da folha de pagamento
  • O recrutamento
  • Extrações de dados, entre outros

Onde e quando usar a RPA?

Setores financeiro, administrativo, comercial, comunicação, RH. A automação de processos tem aplicação ampla e pode ser usada em todas as áreas de um negócio, seja ele pequeno, médio ou grande. 

O que realmente importa para que o uso da tecnologia seja efetivo é que haja um processo bem definido, no qual as tarefas sejam operacionais e aconteçam em grande volume. São atividades cujo resultado agregam valor à organização, mas o fazer delas em si, não.

Nos departamentos jurídicos, por exemplo, a RPA pode fazer a leitura e coleta de informações em publicações oficiais, a pesquisa por atualizações de processos em Tribunais, a montagem de documentos, o envio de notificações, entre outros.

Como a automação de processos pode otimizar a estratégia de acordos da sua empresa

Benefícios da automação de processos 

1. Colaboradores focados no que é essencial

Ao realizar atividades repetitivas, a RPA libera os funcionários para se dedicarem àquilo em que o raciocínio e as habilidades humanas são indispensáveis, como criação, relacionamento, prospecção. As atividades que trazem resultados efetivos para o negócio são valorizadas. 

2. Mais motivação

Imagine não precisar mais realizar atividades maçantes, como atualizar cadastros e preencher planilhas. Quanto menos tempo os colaboradores gastarem nisso, mais motivados e produtivos eles serão. 

3. Menos erros

Estamos todos sujeitos a erros e esquecimentos. Mas com a RPA, as falhas diminuem drasticamente. A automação garante que os dados não sejam copiados equivocadamente, nem que sejam omitidos. Todas ações são registradas em detalhes e armazenadas. Nada se perde.

4. Dados consistentes e análises precisas

Com menos erros em um determinado processo, os dados sobre ele se tornam mais acurados. Essas informações ajudam os gestores a ter uma melhor visão sobre o que está ocorrendo na empresa. 

5. Redução de custos 

Funcionários mais focados e motivados, redução expressiva dos erros e análises mais precisas, no fim das contas, impactam os negócios naquilo que lhes é mais caro: as finanças. Usar soluções de RPA é um investimento que resulta na redução de gastos. 

Quer saber mais sobre as melhores práticas para reduzir os custos e gerar eficiência na sua empresa? Confira as dicas no nosso e-book!

Gostou deste conteúdo e quer ficar de olho em todas as novidades? Assine a nossa newsletter

O conteúdo oferecido faz parte da Academia MOL.

Siga a gente no InstagramLinkedIn e Facebook.

,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Posts Recentes

Menu