Tendências de gestão jurídica para empresas em 2021

BlogPosts
Nenhum comentário

Ferramentas tecnológicas se tornaram essenciais para empresas alcançarem vantagens competitivas em processos e fidelizarem clientes, o que impactou, também, a gestão jurídica dos negócios. Para 2021, espera-se que a onda de inovação e automatização que invadiu o departamento jurídico dos negócios em 2020 continue a crescer.

Acompanhar as novidades da área é fundamental para quem deseja se destacar. Por isso, listamos neste artigo algumas das tendências tecnológicas de trabalho que gestores jurídicos devem conhecer para manter seus negócios competitivos. Confira.

Tendências de gestão jurídica

Direito digital

O direito digital se converte em um vasto campo de trabalho que integra as regras do Direito Civil, do Consumidor, entre outros, aos ambientes virtuais. O Marco Civil da Internet e a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) foram divisores de águas nesse aspecto, e hoje transações pela internet têm o mesmo valor das realizadas na “vida real”.

Adequação à LGPD: melhoria de performance em plataformas de ODR

As empresas precisam estar atentas em como as informações dos clientes circulam nas redes, garantindo proteção e segurança de dados pessoais. O trabalho da gestão jurídica, nesse sentido, é fundamental para afastar possíveis problemas. Para isso, é importante garantir que os profissionais do setor jurídico façam com frequência cursos de atualização e tenham intimidade com a tecnologia. 

Assinatura eletrônica

O armazenamento na nuvem vem substituindo o modelo de documentos físicos tradicional. Por isso, mais do que nunca, cuidar da confidencialidade das informações é fundamental. A assinatura eletrônica se destaca nesse contexto por suas diversas vantagens.

Saiba como funciona a assinatura eletrônica e por que é importante

A assinatura eletrônica tem validade jurídica e com ela é possível assinar documentos de qualquer lugar, usando apenas um dispositivo móvel. A necessidade de ter uma versão do documento físico é eliminada. Como utiliza criptografia, ela traz grande segurança e proteção, transformando-a em uma das maiores tendências de trabalho para otimizar a gestão jurídica de um negócio.

Automação de processos

A implantação automação de processos (RPA) garante mais produtividade, aumenta a agilidade nas ações judiciais e elimina a incidência de erros humanos.

Robotic process automation: vantagens da RPA no setor jurídico das empresas

Das principais vantagens e atributos da tecnologia para a gestão jurídica de empresas, podemos destacar o baixo investimento inicial e a economia de custos, a redução de prejuízos e desperdícios, a otimização do tempo gasto em atividades operacionais, o aumento de eficiência nos processos de registros contratuais e atualização processual, a agilidade e simplificação do fluxo de trabalho, a redução de riscos com a eliminação de erros humanos e a escalabilidade no processamento dos processos judiciais.

Machine learning

Com o acervo de dados crescendo, fica difícil e demorado coletá-los, analisá-los e interpretá-los apenas com mão de obra humana. Assim, para profissionais do setor jurídico, o machine learning terá grande destaque entre as tendências da área.

O aprendizado de máquina (Machine Learning) é um sistema que armazena conhecimento através de dados, observações e interações. Esse conhecimento adquirido permite que os sistemas avaliem novos eventos, situações e configurações.

No campo jurídico, ele pode ser utilizado para ajudar advogados em tomadas de decisão nos processos. A ferramenta pode oferecer recomendações específicas, analisar de forma rápida as estatísticas, formular recursos de processos atualizados e convincentes, proporcionando um ganho de produtividade e organização de atividades financeiras e jurídicas, trazendo melhor experiência na jornada do cliente.

Conheça as soluções da MOL — Mediação Online oferece que podem aprimorar a gestão jurídica do seu negócio.

Saiba como podemos tornar o setor jurídico da sua empresa mais eficiente. Consulte nossos especialistas.

Siga a gente no Instagram, LinkedIn e Facebook.

, , , , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Posts Recentes

Menu