Uma reflexão do uso de ODR para advogados

Sem categoria
Nenhum comentário

O que é ODR?

Online Dispute Resolution (ODR) são meios extrajudiciais alternativos de resolução de conflito focados no ambiente digital, realizados “online” sem que haja o deslocamento até um determinado lugar. As partes se reúnem por uma tecnologia em plataformas com uso acessível e simplificado. É uma novidade que vem para modernizar o mundo jurídico e a forma como as controvérsias eram solucionadas. Assista nosso webinar e tire todas as dúvidas de como funciona na prática: https://www.mediacaonline.com/blog/webinar-odr-como-alternativa-ao-poder-judiciario-em-epoca-de-covid-19/

E quais são esses meios alternativos?

Quando falamos de meios alternativos de resolução de conflitos, trata-se de métodos autocompositivos, isto é, são formulados pelas próprias partes. Pode se tratar de mediação, conciliação ou negociação, a depender da complexidade, tempo e custos envolvidos. A mediação é o método indicado quando as partes pretendem manter uma relação ao longo do tempo e o conflito demanda um mediador, ou seja, um terceiro imparcial que atuará como facilitador do diálogo entre as partes para que seja encontrada uma solução além de estabelecer um ambiente mais favorável e acolhedor. Já na conciliação, o terceiro poderá participar de forma ativa para encontrar uma solução em conjunto com as partes, enquanto na negociação as controvérsias não necessitam de um terceiro e, geralmente por meio de um acordo, resolvem o conflito de ordem material.

A resolução de conflitos por meio da ODR é mais célere e econômica, evita desgastes e descolamento, além de proporcionar às partes envolvidas flexibilidade geográfica e de horários, pois o meio digital se conecta em qualquer lugar a qualquer hora. Há quem fique receoso com o tratamento de demandas através do ambiente digital, mas o mercado tem se preparado para proporcionar um ambiente cada vez mais seguro.

São inúmeras as vantagens dos benefícios adquiridos por uma utilização de ODR, desde satisfação do cliente, redução de custos judiciais, economia de tempo à prevenção de conflitos e contenção de danos.

Ademais, quando falamos de resolução através de uma plataforma digital, a segurança jurídica é garantida através de um título executivo que é gerado a partir da formalização do acordo, para que, caso não haja o cumprimento voluntário, a parte possa se socorrer no judiciário e garantir os seus direitos. Isso já está definido nas legislações do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e no Código de Processo Civil. Isso atrelado ao mundo digital cada vez mais intensificado e com o auxílio de tecnologias como a da MOL, tem se difundido com mais veemência no mercado jurídico provando que exercer uma advocacia com diálogo é essencial para alcançar resultados positivos.

, , , , , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Posts Recentes

Menu