Pessoas interagindo_Rawpixle_Unsplash

Você sabe o que é rapport? Veja como essa técnica pode salvar a mediação

BlogPosts
Nenhum comentário

“Rapport” é um conceito usado pela psicologia para definir a ligação harmoniosa e empática entre psicólogo e paciente. Explicar o que essa palavra significa exatamente é um desafio, já que é uma espécie de conexão que é vivenciada entre indivíduos. Sabe aquela “química” que às vezes sentimos durante o papo com outra pessoa? Isso é rapport.  

O termo batiza uma técnica de mediação importantíssima no processo conciliatório. Ela auxilia o mediador a estabelecer um diálogo amigável e produtivo entre as partes em conflito, fazendo fluir a negociação e facilitando o caminho rumo a um acordo que seja benéfico para todos.

“Rapport é usado por nós, mediadores, para criar a confiança necessária entre as partes e para que elas se sintam à vontade durante o processo”, explicou ao blog Academia MOL Gabriela Peneiras, que é advogada, mediadora e hoje se dedica à facilitação de práticas restaurativas na Justiça.

“É uma técnica fundamental para a mediação, e o ponto principal é que o mediador olhe para as pessoas em conflito com empatia e atenção”, explicou. O rapport é tão importante na mediação e tem tanto poder de auxiliar na resolução de conflitos que ganhou para si um capítulo inteiro no Manual de Mediação Judicial do Conselho Nacional de Justiça.

Como o rapport acontece?

Segundo os psicólogos Linda Tickle-Degnen e Robert Rosenthal, pesquisadores da Universidade de Boston e de Harvard e pioneiros na conceituação dessa experiência, o rapport envolve três elementos: atenção, positividade e coordenação.

Atenção é demonstrar interesse pelo que a outra pessoa está dizendo ou fazendo. Positividade, por sua vez, é ser amigável e preocupado com o outro. Já a coordenação pressupõe interagir em sintonia com o outro, de modo que todos usem o mesmo tom de voz e a mesma linguagem corporal.

“Indivíduos vivenciam rapport como um resultado da combinação de qualidades que emergem de cada um deles durante a interação”, explicam os pesquisadores, “essa experiência é claramente observada quando uma pessoa diz se sentir bem com outra pessoa”.

Como usar rapport?

Estabelecer uma relação de confiança entre as partes é um desafio importante a ser superado pelo mediador. E um ponto que pode ser um definidor do sucesso da autocomposição em questão. Segundo o CNJ, existem algumas ferramentas que o profissional da mediação poderá utilizar para conseguir atingir esse objetivo. Veja abaixo três recomendações:

1. Ouvir as partes atentamente

Entender o que está sendo dito, sem contaminar a razão com pensamentos que possam trazer à tona julgamentos. “Isso não quer dizer que o mediador tenha que concordar com a parte”, diz o CNJ, “ele deve apenas deixar claro que a mensagem foi recebida e compreendida”. E isso pode ajudar ainda que as partes olhem para o mediador como um “modelo de comunicação”, podendo fazer com que elas estejam mais abertas e dispostas no decorrer da resolução da disputa.

O que é escuta ativa? Entenda como funciona esta ferramenta muito utilizada na mediação

2. Foco na resolução do problema

O mediador precisa estar atento ao objetivo do processo: resolver um conflito. E isso implica que essa figura esteja de olho em armadilhas que possam influenciar negativamente a sua concentração. “As histórias das partes podem ser entediantes, muito complexas ou confusas as próprias partes podem estar excessivamente nervosas, muito tímidas, ou simplesmente se recusar a falar”, pontua o CNJ. Portanto, foco no objetivo.

3. Imparcialidade e receptividade

Assegurar que as partes vejam o processo como imparcial é outro ponto fundamental para o sucesso da autocomposição. Segundo o CNJ, uma maneira de conquistar essa imparcialidade aos olhos dos envolvidos é por meio de estratégias cognitivas. “O conflito pode ser percebido como um fenômeno natural entre quaisquer seres vivos”, escreve a entidade, “se o mediador buscar ouvir as perspectivas preocupando‑se em identificar oportunidades evitará uma postura judicatória“. E isso aumenta as chances de diálogo e acordo.

Conheça as soluções de mediação e negociação online que a MOL oferece.

Saiba como podemos tornar o departamento jurídico da sua empresa mais eficiente. Consulte nossos especialistas.

Siga a gente no Instagram, LinkedIn e Facebook.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Posts Recentes

Menu