Como funciona?

Você envia seu caso e a MOL vai tentar a adesão da Empresa para mediarmos e chegarmos a um acordo. Utilize o formulário ao lado (se estiver em um celular, clique no botão "Envie seu caso" abaixo).

Toda a mediação será pela internet ou telefone, inclusive a audiência, caso haja. Nosso objetivo é buscar uma solução amigável entre as partes. Para isso, precisamos que você informe os dados da sua viagem e buscaremos o contato com a companhia aérea ou agência de turismo. Assim que tivermos uma resposta, retornaremos com a solução.

Por que escolher a MOL?

Porque já tratamos mais de 54 mil casos de maneira online em todo território nacional. Além disso, somos a primeira plataforma de mediação online do Brasil, cadastrada no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e nossos acordos têm validade jurídica, amparados pela Lei da Mediação nº 13.140 de 2015.

Queremos ajudar os brasileiros a resolverem seus conflitos de maneira online e sem a necessidade de um processo judicial.

Passo a Passo

1 - Você envia os dados da sua viagem e da empresa reclamada pelo formulário ao lado (se estiver em um celular, clique no botão "Envie seu caso" abaixo);
2 - Nós buscamos uma solução amigável, enviando uma Carta Convite (com base na Lei da Mediação) para a EMPRESA para agendarmos uma audiência de mediação;
3 - Caso haja consenso, vocês assinam eletronicamente o acordo de mediação (título executivo extrajudicial) com total segurança e validade jurídica;
4 - Se não houver acordo, ou adesão da empresa, emitimos um termo de tentativa infrutífera de mediação para que você possa juntar a um eventual processo judicial.

Qual a ação da MOL

A Mol é especialista em mediação de conflitos online e já trabalhamos em parceria com grandes empresas, seja do setor turístico ou não. Com essa expertise — e diante a crise mundial do Coronavírus —, queremos fazer esta ponte entre você, consumidor, e a empresa que você contratou, a fim de conseguir uma solução amigável deste conflito.

Disponibilizamos ferramentas de videoconferência, chat ou telefone para que, em tempos de coronavírus, as pessoas possam escolher como, quando e onde elas querem resolver esta questão.

Perguntas Frequentes

A mediação online é um procedimento em que o mediador, terceiro imparcial e sem poder decisório (que não é substituído por um software ou qualquer outra ferramenta), com suporte da tecnologia da informação e da comunicação, atua como facilitador do diálogo para auxiliar pessoas em conflito a encontrarem soluções de ganho mútuo e construírem um acordo.


Os benefícios da utilização da mediação online são inúmeros. Para os participantes podemos mencionar: permanência no local em que está acostumado (casa, trabalho); economia de gastos com deslocamento e hospedagem; flexibilidade para interagir de modo simples e acessível; possibilidade do uso de vários meios eletrônicos (chat, áudio, vídeo), sem necessitar um software especial; possibilidade de anexar documentos, disponibilizando-os a todos.

Para as empresas ou instituições que oferecem e/ou participam da mediação: melhoria da relação com o cliente; impactos positivos na reputação e imagem; aceleração do processo de tomada de decisão; redução de custos; controle de riscos; criação de um canal de comunicação interno entre o SAC/Ouvidoria/RH e jurídico; economia de tempo; economia de recursos materiais e humanos; redução do estoque de processos judiciais; evitação de judicialização de novos casos.


A mediação pode ter tantas audiências quanto as partes desejarem, podendo durar apenas horas. O comum é o procedimento durar até 1 mês, considerando todo o fluxo. Dependerá da complexidade da demanda e da disponibilidade das partes.