notícias jurídicas da semana

Notícias jurídicas da semana – 11 a 18 de abril

BlogPosts, Notícias jurídicas
Nenhum comentário

STF já proferiu mais de 700 decisões relacionadas ao coronavírus

Em apenas vinte dias, período no qual os efeitos da pandemia de coronavírus acertaram com tudo a economia do país, o Supremo Tribunal Federal proferiu mais de 700 decisões em ações relacionadas à doença e há 1.017 ações ligadas à crise. 

As informações desta edição do notícias jurídicas da semana são do site Migalhas, que acompanhou a primeira sessão virtual da corte, realizada na última quarta-feira, 15 de abril. Na sua fala, o ministro Dias Toffoli lembrou da importância das sessões virtuais e informou, ainda, que melhorias estão previstas para o sistema de envio das sustentações orais. 

A mediação e a conciliação ganham força no Paraná

Nesta semana, os meios alternativos de resolução de conflito ganharam um importante reforço no Brasil: o Tribunal de Justiça do Paraná anunciou a criação de três novos centros para mediação e conciliação no estado. A iniciativa é inédita, uma vez que tais centros irão focar em conflitos conflitos fundiários, dívidas de mutuários da Cohapar e na recuperação judicial de empresas. 

“A iniciativa do Tribunal de Justiça é um exemplo claro disso e aposta na solução dos conflitos como uma maneira mais ágil e efetiva de resolver pendências jurídicas, auxiliando principalmente as camadas mais vulneráveis da população”, disse o governador, Carlos Massa Ratinho Júnior. 

Justiça do Rio de Janeiro nega suspensão de pedágio da Linha Amarela

Nesta semana, informou o Conjur, a 5ª Vara da Fazenda Pública do Rio de Janeiro negou liminar para suspender a cobrança do pedágio da Linha Amarela em razão dos riscos de transmissão de coronavírus no dinheiro que circula no pagamento da tarifa. A Linha Amarela é via expressa que liga a Ilha do Fundão, na zona norte, à Barra da Tijuca, na zona oeste da cidade.

O pedido constava em uma ação popular, na qual o autor alegava que o decreto fluminense 46.973/2020 determinou a suspensão de atividades não essenciais no estado e que, embora a Linha Amarela fosse essencial, a cobrança do pedágio não. A magistrada do caso, no entanto, não concordou com essa relação.

Livros, podcasts e textos imperdíveis:

Livro: “Desafios da Liderança”
Autor: Harvard Business Review
Preço: R$ 49,90

A dica de livro desta edição do notícias jurídicas da semana é esta obra, que será lançada agora em maio no Brasil e reúne artigos de nomes importantes do mundo dos negócios e da liderança. A ideia do livro, editado pela consagrada Harvard Business Review, é a de ensinar aos leitores conceitos fundamentais e novas habilidades. Tudo para que seja possível levar o seu estilo de liderança a um novo patamar. 

Podcast: Legis-Ativo

Neste podcast, do Estadão, cientistas políticos fazem um resumo dos principais destaques do Legislativo e trazem análises sobre os movimentos no Congresso Nacional. Em sua última edição, o programa falou sobre a PEC do “Orçamento de Guerra” e as incertezas no Ministério da Saúde e o combate à pandemia de coronavírus. O podcast é semanal e está disponível nas principais plataformas de streaming. 

Texto: “É possível limitar o direito ao recurso na arbitragem tributária?”

O artigo indicado nesta edição do notícias jurídicas da semana foi publicado no Jota pelo advogado Francisco Nicolau Domingo. Nele, o profissional faz uma análise sobre a atividade recursal no âmbito da arbitragem tributária, principalmente avaliando a constitucionalidade de limitações ao direito de tutela jurisdicional. 

Se interessou pelo nosso conteúdo e quer saber mais sobre as soluções? Entre em contato conosco

 

O conteúdo oferecido faz parte da Academia MOL.

Para saber mais sobre a MOL – Mediação Online, acesse www.mediacaonline.com.

Siga a gente no Instagram, LinkedIn e Facebook.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Posts Recentes

Menu