Advogado empresarial: papel do profissional na resolução de conflitos

BlogPosts
Nenhum comentário

O advogado empresarial, também conhecido como advogado corporativo, é o profissional responsável por avaliar cenários e condições para esclarecer à companhia o funcionamento dos mecanismos jurídicos e as vantagens, desvantagens e consequências de acordos e negociações. 

Atuando junto com um time jurídico, ele tem o papel de manter a empresa ciente das leis para evitar equívocos que possam gerar punições e de atuar em processos administrativos ou judiciais do negócio. A existência desse time de profissionais do Direito é essencial para minimizar a possibilidade de problemas futuros, uma vez que cabe ao setor jurídico dos negócios buscar por formas alternativas de resolução de conflitos.

A atuação de um advogado empresarial

Para ser eficiente, o departamento jurídico deve uma empresa deve contar com advogados resilientes, colaborativos, empáticos e que busquem ouvir e entender os interesses dos envolvidos. Eles devem buscar criar relacionamentos sinceros com as partes envolvidas nos conflitos, sempre visando a melhor solução para todos. 

5 dicas para desenvolver uma boa política de acordos para empresas

No dia a dia, cabe ao advogado empresarial analisar as informações coletadas, advertir sobre eventuais riscos, sugerir caminhos legais e seguros e propor modelos jurídicos adequados à empresa. O profissional deve ter capacidade para avaliar os contratos que o negócio pretende assinar com fornecedores, colaboradores, clientes etc., e sua função é garantir a condição mais justa e a negociação mais favorável, eliminando a possibilidade de futuros problemas. 

Busca por métodos alternativos 

Diante de conflitos, é tarefa do advogado empresarial buscar por métodos alternativos de resolução, uma vez que a solução judicial não é o melhor caminho para os negócios em razão da morosidade da Justiça brasileira e os altos custos envolvidos na litigância. Nesse sentido, é fundamental que o profissional esteja atualizado sobre as novidades tecnológicas que a empresa pode usar para selar acordos extrajudiciais, que são uma alternativa mais rápida e barata para solucionar controvérsias.

Quais conflitos podem gerar um acordo extrajudicial?

Os métodos alternativos de resolução de conflitos, como a mediação e a negociação, são os caminhos por meio dos quais se chega a um acordo extrajudicial. Atualmente, existem plataformas virtuais às quais os advogados podem recorrer para realizar essas sessões de modo virtual. As funcionalidades oferecidas pela MOL — Mediação Online, por exemplo, não necessitam que as partes estejam presencialmente reunidas para conversar. Seu uso pode trazer uma economia até 6 vezes maior aos cofres das empresas, além de ser 30 vezes mais rápido do que as vias judiciais.

Conheça as soluções de mediação e negociação online que a MOL oferece.

Saiba como podemos tornar o setor jurídico da sua empresa mais eficiente. Consulte nossos especialistas.

Siga a gente no Instagram, LinkedIn e Facebook.

, ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Posts Recentes

Menu