notícias jurídicas da semana

Notícias jurídicas da semana – 30 de novembro a 6 de dezembro

BlogPosts, Notícias jurídicas
Nenhum comentário

Lentidão e burocracia: como os brasileiros enxergam a Justiça

O notícias jurídicas da semana começa com uma abrangente pesquisa realizada pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e a Fundação Getúlio Vargas (FGV) que procurou levantar a imagem do Judiciário brasileiro perante a população. 

Processos no Brasil: Quanto as empresas gastam anualmente

E os resultados não são exatamente uma surpresa: para a maioria dos entrevistados, a lentidão e nível de burocracia foram citados como razões que desmotivam os cidadãos na busca pela prestação jurisdicional. Outra razão citada pelos participantes da pesquisa é a impressão de que a Justiça “só favorece quem tem dinheiro e poder”. 

Mediação ajudará a resolver dívida milionária em Maceió

Outra notícia jurídica da semana vem de Alagoas. Na capital, Maceió, autoridades estão apostando na mediação para resolver um conflito importante: a dívida de 5,5 milhões de reais de um hospital com os cofres públicos. 

Quando as empresas devem usar ODR para realizar acordo trabalhista

Os valores, informa o site Alagoas 24 horas, se referem a problemas trabalhistas entre a entidade e servidores. A sessão acontecerá com a intermediação do Ministério Público do Trabalho e contará com representantes do hospital e sindicatos.  

Protestos em Hong Kong abalam a “capital da arbitragem”

Os protestos que vem abalando Hong Kong estão fazendo com que vários escritórios e profissionais especializados em arbitragem levem seus negócios para a estável Singapura. A cidade é conhecida como um dos principais centros de arbitragem empresarial do planeta e está perdendo terreno para Singapura, informa a agência Reuters

Saiba a diferença entre mediação, negociação, conciliação e arbitragem

A publicação lembra que existe uma competição entre as metrópoles globais pelo título, já que a arbitragem ajuda a compor a reputação de uma cidade como um bom lugar para fazer negócios. O movimento, continuou a Reuters, pode ser um indicativo de que a confiança do mercado sobre a estabilidade de Hong Kong está ruindo. 

Livros, podcasts e textos imperdíveis:

Livro: “Os engenheiros do caos: Como as fake news, as teorias da conspiração e os algoritmos estão sendo utilizados para disseminar ódio, medo e influenciar eleições”

Autor: Giuliano da Empoli

Preço: R$ 44,59

Neste livro, o jornalista italiano Empoli fala sobre temas quentes nos debates sociais em todo o mundo, como as notícias falsas e a ascensão de governos populistas. Para tanto, realizou uma profunda investigação com o objetivo de tentar encontrar a origem dos fatos que nos trouxeram até aqui. E, ao que tudo indica, tudo começou no início dos anos 2000, na Itália, quando o movimento populista dava seus primeiros passos. 

Podcast: “The Tim Ferriss Show”

Tim Ferriss ganhou fama após publicar um livro no qual falava sobre trabalhar quatro horas na semana, uma obra que ajudou muita gente a rever seus conceitos sobre produtividade e eficiência. Neste podcast apresentado por ele, entrevistas com grandes nomes de diferentes áreas, do jornalismo ao empreendedorismo, dividem suas experiências e dicas para atingir o sucesso.

Texto: “O mapa das custas processuais”

Neste artigo publicado no site Jota, os autores apostam em dados do Conselho Nacional de Justiça para produzir um mapa das custas processuais por todo o país. Spoiler: entrar com uma ação na Justiça do Mato Grosso pode custar até 100 vezes mais caro do que em Alagoas. O estado mais barato? Amazonas. 

Se interessou pelo nosso conteúdo e quer saber mais sobre as soluções? Entre em contato conosco

O conteúdo oferecido faz parte da Academia MOL.

Para saber mais sobre a MOL – Mediação Online, acesse www.mediacaonline.com.

Siga a gente no Instagram, LinkedIn e Facebook.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Posts Recentes

Menu