O que é mediação_youxventures_unsplash

O que é e como funciona a mediação empresarial

BlogPosts
Nenhum comentário

A mediação é um método alternativo de resolução de conflitos que prevê a participação de uma terceira parte, neutra e imparcial. É essa figura, conhecida como mediador, que irá conduzir as partes rumo ao acordo, que deve ser benéfico a todos, e o fim do problema.

Menos burocracia, mais tecnologia! Os benefícios da mediação online para as empresas

O mediador de conflitos está preparado para possibilitar que as pessoas resolvam seus conflitos de forma que a solução seja positiva para todas as partes. Esse profissional tem criatividade e jogo de cintura para promover esse acordo em que todos saem ganhando. Por meio da mediação empresarial, você evita o desgaste de um processo na Justiça, economizando muito dinheiro.

A mediação de conflitos nas empresas

A mediação de conflitos nas empresas poderá ajudá-las na solução de problemas que podem nascer dentro da sua operação, como no ambiente de trabalho. Portanto, é interessante que exista um mediador dentro da própria empresa, pronto para atuar quando necessário.

5 passos para entender o que é e como funciona a Mediação

Por exemplo, há algum setor dentro da empresa que não consegue trabalhar de maneira colaborativa, e isso pode prejudicar a todos, pois uma etapa do processo de construção de um bom serviço estará desmantelada. O mediador pode atuar em casos como esse.

Através do diálogo, o mediador vai usar ferramentas para facilitar a resolução do problema. O ponto chave de um mediador é o fato de ser imparcial e poder focar nas questões que precisam ser discutidas naquele exato momento, deixando conflitos externos de lado para que não interfiram nas decisões das partes.

Depois de ouvir o que as partes têm a dizer, o mediador consegue criar opções para resolução do conflito de maneira que ninguém saia perdendo. Isso evita que o conflito se torne cada vez maior e vá para a esfera do Poder Judiciário.

Baixe aqui nosso e-book para saber mais sobre mediação empresarial.

Mediação entre funcionários da mesma empresa

A mediação empresarial orienta para a diferença entre relacionamento empresarial e afetivo. Esse tipo de ferramenta também identifica os principais conflitos que ocorrem na empresa e oferece soluções práticas e pacíficas para resolver o problema.

É comum que conflitos acabem aparecendo, principalmente quando há convivência com outras pessoas e laços interpessoais são criados. Mesmo com reuniões periódicas, é difícil gerir esses vínculos entre os profissionais, e isso pode afetar de maneira negativa o crescimento do seu negócio.

A atuação da mediação empresarial visa evitar desgastes emocionais desnecessários e recuperar convívio saudável entre os participantes do conflito dentro da empresa.

O mediador passa a ideia de que esses conflitos devem ser encarados de maneira natural, já que é um comportamento inerente ao ser humano. Ele fará com que o conflito seja visto como algo produtivo e não como uma situação constrangedora e cansativa.

O mais importante é melhorar a comunicação pacífica entre as partes e levar isso, posteriormente, para o dia a dia dentro da empresa com todos os outros colegas de trabalho.

A mediação entre empresas diferentes

Os conflitos podem acontecer não apenas entre pessoas da mesma empresa, mas também entre pessoas jurídicas distintas e, nesse ponto, a mediação empresarial é significativa, pois pode tratar de vários problemas, como transações financeiras e até questões contratuais entre sócios.

A mediação online nas empresas

Uma maneira de se resolver os conflitos empresariais é por meio da mediação online, que nada mais é que a realização das sessões de mediação por meio de uma plataforma online.  Assim, é possível resolver conflitos sem que seja necessário que as partes estejam no mesmo lugar.

O que é odr (online dispute resolution)?

Entre os benefícios da mediação online para as empresas, estão a economia de tempo e dinheiro, a rapidez na solução do problema e a restauração do relacionamento e da confiança entre as partes. Além disso, pode ser usada para conflitos entre empresas e colaboradores, fornecedores e parceiros.

 

Gostou desse conteúdo? Então não deixe de se cadastrar na nossa newsletter e fique de olho nas novidades

O conteúdo oferecido faz parte da Academia MOL.

Para saber mais sobre a MOL – Mediação Online, acesse www.mediacaonline.com.

Siga a gente no InstagramLinkedIn e Facebook.

,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Posts Recentes

Menu