financiamento de veículo

5 dicas para solucionar conflitos com cliente inadimplente por financiamento de veículo

BlogPosts
Nenhum comentário

Financiamento de veículo é uma das modalidades mais comuns de crédito no Brasil, país no qual os carros ocupam um lugar especial no coração da população. Não à toa, o volume de recursos liberados para este tipo de contrato é sempre impressionante: só em julho de 2019, por exemplo, R$ 34 bilhões foram disponibilizados para que consumidores pudessem efetuar a compra de carros. O número é 18,6% ao registrado em igual período em 2018, mostrou a Associação Nacional das Empresas Financeiras das Montadoras (ANEF).

Recall: como a mediação online pode solucionar conflitos entre montadoras e compradores

Os financiamentos são frequentes, mas a inadimplência também. De acordo com estudo da Serasa Experian, o país registrou 62,8 milhões de consumidores inadimplentes, o que equivale a 40,1% da população adulta. Para se ter noção do tamanho deste grupo, a população da Itália é de 60 milhões de pessoas, segundo estimativas oficiais. Do total de dívidas, aproximadamente 10% é a fatia dos financiamentos e contratos de leasing, onde estão incluídas as compras de carros. 

O número de endividados no Brasil é um desafio para as montadoras e concessionárias de veículos, que precisam manter estratégias de cobrança que sejam efetivas, mas sempre respeitando os direitos dos consumidores. Qualquer pressão fora do tom pode resultar em um processo judicial, sob risco de a empresa ter de pagar reparações por danos morais, indenizações comuns em casos de cobranças consideradas abusivas

5 dicas para não errar ao cobrar clientes inadimplentes

Como vimos, financiamento de veículo é uma modalidade comum de crédito em um país no qual uma grande parcela da população encontra-se inadimplente com as suas contas. Abaixo, nós da Academia Mol listamos algumas dicas para que montadoras e concessionárias possam solucionar conflitos como esses. 

5 dicas para desenvolver uma boa política de acordos para empresas

1 – Estipule ações de prevenção 

Montadoras e concessionárias podem estipular ações que possam evitar a inadimplência do cliente. Que tal entrar em contato com o consumidor antes do vencimento da parcela do financiamento do veículo? Uma opção é que equipe de pós-venda converse com ele para averiguar a satisfação com o carro adquirido, aproveitando a oportunidade para lembrá-lo que a data do pagamento se aproxima.

2 – Contato telefônico

Segundo o Sebrae, uma das maneiras mais eficientes de se cobrar um cliente inadimplente é entrando em contato com ele com poucos dias de atraso no pagamento. Desta maneira, o contato, que deve ser sempre amigável, pode servir como lembrete para os consumidores desatentos, que simplesmente esqueceram de realizar o pagamento.

3 – Ofereça alternativas

É preciso estar aberto a novas conversas com seus clientes, já que muitas pessoas podem estar inadimplentes por situações graves, como falta de fundos em razão de uma situação de desemprego. Uma dica, neste caso, é a de oferecer condições de pagamento diferenciadas, com juros mais amigáveis ou parcelamento alternativo.

4 – Prazos para o pagamento

Para cobrar clientes inadimplentes por períodos maiores de tempo, um caminho indicado pelo Sebrae é o de enviar uma cobrança por escrito. Nela, o boleto para o pagamento deve ser incluído, assim como um prazo de dez dias para que a pessoa acerte o montante devido. Vale, ainda, deixar uma observação que o não pagamento poderá gerar a inclusão da pessoa nos órgãos de proteção ao crédito. 

5 – Aposte nos métodos alternativos de resolução de conflitos

Fazer uso dos métodos alternativos de resolução de conflitos, como a mediação e a negociação, é uma excelente estratégia para evitar que a cobrança chegue às vias judiciais. Resolver pendências de pagamentos por meio de acordos que não incluam o Judiciário é o melhor caminho para evitar os altos custos, de tempo e dinheiro, que empresas e consumidores teriam se o caso chegasse às vias judiciais

Vale notar que a empresa pode aproveitar a oportunidade da cobrança para fidelizar esse cliente, algo que pode ser conquistado com um tratamento adequado da questão. Isso pode evitar, ainda, que este mesmo cliente se coloque novamente em uma situação de inadimplência. 

Você sabe como funciona a resolução de conflitos em um ambiente digital? Conheça o nosso e-book que explica tudo sobre esse tema

O conteúdo oferecido faz parte da Academia MOL.

Para saber mais sobre a MOL – Mediação Online, acesse www.mediacaonline.com.

Siga a gente no Instagram, LinkedIn e Facebook.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Posts Recentes

Menu