inovação departamento jurídico

5 lições de inovação para o jurídico em tempos de coronavírus

BlogPosts
Nenhum comentário

A inovação no departamento jurídico é um tema recorrente aqui no Academia MOL. Agora, em tempos de pandemia do novo coronavírus, apostar em implementar métodos e processos que possam ajudar a área a reinventar o seu dia a dia se tornou ainda mais importante. Mas como aproveitar o momento para criar novidades?

Como criar o workflow do departamento jurídico em home office?

Para responder essa pergunta, a Mediação Online realizou um webinar no último dia 30 de abril com Camila Rioja, CSO da Sthorm.io, especialista em inovação e membro do Board Editorial da publicação de Computacional Law do MIT, e Flavio Pripas, que acelera a transformação digital em empresas que investem em startups com o fundo de venture capital Redpoint eventures e é, ainda, idealizador do CUBO Itaú.

Veja as lições de inovação desses especialistas para o departamento jurídico em tempos de coronavírus: 

  • Dê os primeiros passos

Pripas vem acompanhando empresas de diferentes setores há anos. Na sua visão, o primeiro passo para levar a inovação para dentro do seu negócio é…dando os primeiros passos. “Você precisa de abertura para ver o que dá certo e não dá certo, testar coisas diferentes”, notou. No caso do jurídico, uma área geralmente mais conservadora, aproveitar esse momento de crise para abrir as portas para novidades é uma excelente oportunidade. 

O que é Inovação?

  • Se planeje para o fracasso

Pode parecer uma lição dura, mas ter um plano para o caso de as coisas não seguirem de acordo com o plano é fundamental. “Se você quer inovar na incerteza, precisa se planejar para o fracasso”, lembra Pripas. Portanto, faça uma análise das ações de inovação e entenda até onde você está disposto a seguir. “A tomada de decisão não é fácil, ainda mais quando você está fazendo algo inédito”, notou. 

  • Não se esqueça que o momento exige reflexão

Segundo Riojas, o momento exige que as pessoas estejam isoladas em suas casas e isso traz à tona oportunidades de reflexão. No caso de quem está desenvolvendo iniciativas de inovação para o departamento jurídico, refletir sobre a rotina da área nesse momento, pensando e repensando nos processos que precisam ser aprimorados, é importante. 

5 tendências em inovação nos departamentos jurídicos para o ano de 2020

  • Cultive uma relação próxima dos seus mentores

“Sempre fui a favor de ter mentores”, diz Riojas. De acordo com a especialista, a relação de troca de conhecimento nesse momento de crise pode ajudar, e muito, os gestores jurídicos que desejam inovar nos seus departamentos. “A conexão é importante e isso pode ser feito de várias formas durante a pandemia, como por meio de webinars com pessoas que você admira e que podem ajudá-lo a navegar nessas novas águas”, nota. 

  • Não se esqueça de metrificar

Outra lição de Riojas diz respeito aos processos de quantificação do trabalho do departamento jurídico em tempos nos quais o home office virou regra. “Qual é o conceito de produtividade? Testes e métricas são importantes para a tomada de decisão”, explica a especialista.

Portanto, aposte em estabelecer indicadores que permitam fazer essa análise nas áreas prioritárias, seja o desempenho do time ou a execução de algumas das tarefas do dia a dia. 

Gostou das dicas e quer acompanhar a conversa na íntegra? Veja o vídeo abaixo:

Quer saber mais sobre Mediação Online? Entre em contato conosco.

O conteúdo oferecido faz parte da Academia MOL.

Para saber mais sobre a MOL – Mediação Online, acesse www.mediacaonline.com.

Siga a gente no Instagram, LinkedIn e Facebook.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Posts Recentes

Menu