inovação departamento jurídico

5 tendências em inovação nos departamentos jurídicos para o ano de 2020

BlogPosts
Nenhum comentário

Apostar em inovação deverá ser o lema dos departamentos jurídicos em 2020. E isso não tem a ver apenas com a ideia de o profissional estar atualizado sobre avanços tecnológicos, mas também com o seu comportamento no dia a dia e a gestão da área.

 O futuro é agora! Como a inovação está impactando o setor jurídico

É pensar fora da caixa, estar atento aos movimentos do mercado e de olho nas startups que estão atuando para revolucionar o mundo jurídico e que podem oferecer soluções importantes para os maiores desafios do setor. 

Para ajudar os departamentos na tarefa de se atualizar e se prepara para o ano que começa, nós da Academia Mol listamos cinco tendências de inovação para ficar atento em 2020. 

Cultura de Inovação

Já falamos aqui no blog Academia Mol da importância de os advogados e profissionais jurídicos ampliarem sua visão de mundo, pensando fora da caixa para solucionar os desafios que são enfrentados no dia a dia. Essa cultura de inovação é outra tendência em 2020, segundo a Thomson Reuters

“Para que a inovação aconteça de fato no seu dia a dia, mais do que a inovação é necessária um conjunto de valores e hábitos que sejam compartilhados transversalmente pelo grupo de pessoas que compõe a sua estrutura”, diz a publicação. 

Lawtechs

As lawtechs são startups que tem como premissa de resolver desafios de inovação que os departamentos jurídicos e a Justiça enfrentam. Para tanto, apostam no desenvolvimento de soluções tecnológicas poderosas, capazes de tornar a gestão dos processos e casos mais ágil. Atualmente, há ao menos 100 legaltechs em atividade no Brasil. E elas estão prontas para ajudar o seu departamento jurídico a ser mais eficiente e produtivo. 

5 tendências na gestão do departamento jurídico para ficar ligado em 2020

Inteligência Artificial

Os avanços tecnológicos estão chegando com tudo no mundo jurídico e a inteligência artificial é uma das tecnologias que mais tem o potencial de transformar tudo no setor. Com ela, os departamentos jurídicos podem ter acesso a ferramentas capazes de ajudá-los no acompanhamento dos casos judicializados e também na reunião e interpretação de dados, facilitando, assim, o processo de tomada de decisão.

Data-driven: a importância do uso de dados estatísticos no departamento jurídico

Equipe multidisciplinar

Os departamentos jurídicos vão precisar se adaptar aos novos tempos, abandonando o formalismo que é inerente ao Direito e absorvendo competências tradicionalmente usadas em outras áreas, como a da tecnologia. 

É por isso que a Thomson Reuters aposta em equipes multidisciplinares como tendência em 2020. “Uma equipe multidisciplinar fortalece e melhora os processos. Personalidades, perfis e know-hows diferentes podem levar o seu negócio mais longe”, explica. 

Compliance

No ano em que o mundo empresarial enfrentará um dos seus maiores desafios no Brasil com o início da vigência da Lei Geral de Proteção de Dados, a área de compliance ganhará um papel fundamental nas estruturas corporativas. Esses profissionais são responsáveis por garantir que as empresas estejam em dia com suas obrigações legais e podem ajudar na adequação da operação para os novos e mais rígidos padrões de segurança e privacidade com dados de parceiros, fornecedores e clientes. 

Se interessou pelo nosso conteúdo e quer saber mais sobre as soluções? Entre em contato conosco

O conteúdo oferecido faz parte da Academia MOL.

Para saber mais sobre a MOL – Mediação Online, acesse www.mediacaonline.com.

Siga a gente no Instagram, LinkedIn e Facebook.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Posts Recentes

Menu