e commerce mediação online

Como a Mediação Online pode evitar conflitos no e-commerce

BlogPosts
Nenhum comentário

Aqui na Academia Mol, já falamos sobre o tamanho do setor do e-commerce no Brasil. Só no último ano, 59 milhões de brasileiros fizeram ao menos uma compra via internet. Esse número deve aumentar e muito nos próximos anos na medida em que a população se tornar ainda mais conectada, aumentando, por consequência, o risco de conflitos. Os mais comuns, hoje, são os seguintes: 

  • Entrega extraviada
  • Atraso na entrega do produto
  • Cobrança indevida
  • Propaganda enganosa

A judicialização desses casos é prejudicial tanto para as empresas do e-commerce quanto para os consumidores, especialmente em razão da demora das decisões judiciais e os altos custos envolvidos na litigância. A boa notícia é que as varejistas não precisam mais apostar na Justiça para ver resolvidos os conflitos nos quais estão envolvidas, sendo totalmente possível solucioná-los com segurança sem que seja necessária a interferência da Justiça. 

Conheça as diferenças entre o mutirão de conciliação privado e do judiciário

Como a Mediação Online pode ajudar

Hoje, com a ajuda dos meios alternativos de resolução de conflitos, é possível ter em mãos o acesso a uma plataforma digital que, além de solucionar esses problemas, é escalável e, portanto, aplicável a um alto número de casos em diferentes lugares do país.

Desafios e conquistas: 5 lições que a Mediação Online aprendeu com seus clientes

A plataforma desenvolvida pela Mediação Online contempla duas alternativas: a mediação e a negociação. Veja abaixo os seus maiores benefícios para as empresas do e-commerce. 

  • Rapidez: a resolução de um conflito é 30 vezes mais rápida que na Justiça;
  • Economia: custam até 50 vezes menos do que um processo judicial;
  • Escalável: podem ser usadas em um alto volume de casos.

A mediação envolve a participação do mediador, que irá auxiliar os envolvidos a chegar em um acordo. É o melhor método para lidar com casos mais complexos, como o extravio na entrega dos produtos ou cobranças indevidas. Já na negociação, as partes podem solucionar problemas pontuais diretamente, o que faz dela a melhor opção para conflitos objetivos como atrasos na entrega ou propaganda enganosa, por exemplo.

Em comum, essas soluções trazem rapidez, eficiência e redução de custos para as empresas, além de ajudarem a restaurar a confiança do cliente no negócio e fidelizá-lo. Tudo com segurança jurídica, respeito e equilíbrio entre as partes.

Se interessou pelo nosso conteúdo e quer saber mais sobre as soluções? Entre em contato conosco

O conteúdo oferecido faz parte da Academia MOL.

Para saber mais sobre a MOL – Mediação Online, acesse www.mediacaonline.com.

Siga a gente no Instagram, LinkedIn e Facebook.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Posts Recentes

Menu