negociação de novos acordos trabalhistas

Como a MOL pode ajudar na negociação de novos acordos trabalhistas durante a pandemia

BlogPosts
Nenhum comentário

A negociação de novos acordos trabalhistas ganhou tração nos últimos meses, alavancada pela crise econômica gerada pela pandemia do novo coronavírus. Com a interrupção das atividades produtivas em razão das medidas de distanciamento e isolamento social impostas para barrar a propagação da covid-19, muitas empresas precisaram fazer uso dos mecanismos legislativos de flexibilização das regras trabalhistas. 

5 maneiras de ajudar os colaboradores durante o home office na pandemia

De acordo com dados compilados pelo jornal O Estado de S. Paulo, entre os meses de abril e maio de 2020, diariamente, 455 trabalhadores foram à Justiça Trabalhista em razão da sua dispensa. Ações ajuizadas por essas pessoas respondem por 20% do total do que chegou às varas trabalhistas. O valor total das causas ligadas à pandemia passa hoje dos R$ 920 milhões, com valor médio de R$ 50.748 por processo, revelou a reportagem. 

Extrajudicialmente, o cenário também é de alta. Aqui na Mediação Online (MOL) observamos um aumento na busca pela negociação de novos acordos trabalhistas. Em apenas uma semana, 4.200 casos passaram pelo nosso fluxo de repactuação de contratos trabalhistas considerando as premissas da MP 936, que trata da suspensão do contrato, além da redução salarial e da jornada, e 96% deles resultaram em acordos. 

Novas regras trabalhistas: como aplicar a MP 927 e a MP 936

Como a Mediação Online pode ajudar? 

A negociação de novos acordos trabalhistas durante a pandemia se tornou uma possibilidade com publicação da Medida Provisória 936 e a Medida Provisória 927. Esses textos flexibilizaram alguns aspectos da legislação trabalhista de modo a facilitar que as empresas consigam se manter nessa crise, sem que seja necessária a demissão. 

Tal negociação não precisa acontecer no âmbito da Justiça do Trabalho, mas extrajudicialmente e até a distância, por meio de plataformas digitais. Desse modo, é possível reduzir custos e evitar conflitos de forma mais rápida e eficiente que nas vias judiciais. 

Pensando em ajudar empresas na assinatura dos novos acordos trabalhistas, a MOL implementou um novo fluxo com o intuito de trazer eficiência à assinatura, que ocorre de forma online, respeitando o isolamento social.

Desafios e conquistas: 5 lições que a Mediação Online aprendeu com seus clientes

Além desse novo fluxo, a MOL é especialista em métodos alternativos de resolução de conflito, utilizando ferramentas de mediação e negociação.

A mediação é o método mais indicado para resolver os problemas mais profundos e emocionais. Neste caso, as sessões contam com a participação do mediador e tem como objetivo restaurar a relação e a confiança entre as partes.

A negociação, por sua vez, é o método indicado para resolver situações pontuais. Aqui, a conversa entre a empresa e colaborador é de forma direta: um acordo é oferecido e a pessoa avalia se o mesmo está dentro das suas expectativas.

Quer conhecer melhor nossas soluções e entender como a MOL pode contribuir com sua empresa? Fale com nossos especialistas: 

Gostou deste conteúdo e quer ficar de olho em todas as novidades? Assine a nossa newsletter

O conteúdo oferecido faz parte da Academia MOL.

Siga a gente no Instagram, LinkedIn e Facebook.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Posts Recentes

Menu