fbpx
audiência de mediação ou conciliação

Como as empresas podem se preparar para a audiência de mediação

BlogPosts
1 Comentário

O que é uma audiência de mediação ou conciliação?

Se preparar para uma audiência é um processo que exige estudo e concentração não apenas dos advogados da empresa, mas do colaborador ou gestor que irá participar do ato. A audiência é o momento no qual o juiz ouve os envolvidos no conflito, entra em contato com as provas e argumentos oferecidos pelas partes e começa a se delinear uma solução antes da sentença.

As audiências de mediação ou conciliação chegaram ao Direito brasileiro em 2015, quando o Novo Código de Processo Civil entrou em vigor (a lei nº 13.105 de 2015). A lei trouxe como um de seus objetivos o incentivo à autocomposição na frase processual do caso, numa tentativa de solucionar conflitos da maneira mais rápida possível, promovendo o acesso cada vez maior à Justiça e desafogando o Judiciário. 

Menos burocracia, mais tecnologia! Os benefícios da mediação online para as empresas

A partir da chegada da petição inicial às mãos do juiz, e considerando que a mesma está em dia com os requisitos essenciais e não houver improcedência do pedido, o magistrado irá designar essa audiência em até 30 dias. A audiência será conduzida pelo conciliador ou o mediador, a depender do método que será aplicado ao caso. A lei também permite que a audiência de mediação ou conciliação seja realizada por meio de plataformas online.

Evidente que, se não de vontade das partes participar do processo amigável, o caso será julgado normalmente, de acordo com os ritos e procedimentos judiciais. Ainda assim, se no curso do processo judicial as partes entenderem que o acordo é o melhor caminho, é possível retomar o diálogo, sem qualquer prejuízo. 

Vale lembrar que, embora ambos sejam métodos alternativos de resolução de conflitos, a mediação e a conciliação são processos diferentes. O primeiro é o mais indicado para os casos complexos, emocionais e nos quais as partes tenham uma relação anterior. O segundo, que pode ser mais breve, é ideal para problemas pontuais e objetivos.

 Como se preparar para a audiência

Sua empresa é alvo de uma ação judicial e a outra parte está disposta a conversar sobre um acordo. A audiência de mediação ou conciliação já foi marcada pelo juiz e é hora de se preparar para o diálogo que está por vir. Abaixo, veja nossas dicas para garantir que a sessão flua bem e atinja o seu objetivo: a homologação do acordo.

Estude o caso

Pode parecer um clichê, mas é bom enfatizar: estude o caso ao se preparar para uma audiência de mediação ou conciliação e saiba todos detalhes do problema. Isso pode ser desafiador para uma empresa, que pode estar envolvida em vários conflitos, mas é importante conhecer bem os casos para que a negociação com a outra parte, que irá se sentir valorizada, aconteça com tranquilidade. 

Ouça todas as orientações do advogado da empresa

O advogado da empresa estará sempre afiado para lidar com todos os processos que envolvem a negociação de acordos, e preparado para garantir um bom resultado. Portanto, antes da audiência de mediação ou conciliação, ouça atentamente as orientações dos colaboradores do departamento jurídico e aja de acordo. 

5 perguntas e respostas sobre escritórios jurídicos terceirizados e internos

Esteja aberto para o diálogo

Se a empresa está disposta a dialogar na busca de uma solução amigável, não adianta entrar na audiência de braços cruzados e na defensiva. O momento é de abertura, de conversa franca entre todos os envolvidos. Portanto, demonstre a intenção do diálogo nas ações e nas palavras. Manter os ânimos sob controle é essencial!

Fidelizando clientes através da mediação. Entenda essa prática

Tenha um plano

Se preparar para uma audiência de mediação ou conciliação exige não só conhecimento do caso, mas dos termos que são aceitáveis para a empresa. Tenha um desenho claro e objetivo do que é possível ceder e do que é não é possível ceder. Lembre-se que a ideia da mediação ou da conciliação é a de conseguir um acordo que seja benéfico para todos os envolvidos, independentemente de quem eles sejam. 

Se interessou pelo nosso conteúdo e quer saber mais sobre as soluções? Entre em contato conosco

O conteúdo oferecido faz parte da Academia MOL.

Para saber mais sobre a MOL – Mediação Online, acesse www.mediacaonline.com.

Siga a gente no Instagram, LinkedIn e Facebook.

1 Comentário. Deixe novo

  • Edison Nascimento Webster
    1 de novembro de 2019 19:04

    Oportunidade de conhecer este seguimento empresárial, á real inversão de papéis, conhecimento importante também para nós Mediadores e Conciliadores Judiciais.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Posts Recentes

Menu