fbpx
Gestao de risco juridico_brad-barmore_unsplash

4 dicas para uma gestão eficiente de riscos jurídicos nas empresas

BlogPosts
Nenhum comentário

As relações entre as empresas, consumidores, parceiros e consumidores estão cada vez mais complexas em razão das mudanças constantes que atingem economias e negócios, bem como as incertezas. E isso é algo que pode se traduzir em um aumento de riscos jurídicos para as empresas que podem impactar negativamente suas operações e resultados.

Um exemplo de mudanças de paradigmas que ilustra bem esse tipo de situação é a nova Lei Geral de Proteção de Dados, que entrará em vigor no ano que vem. Essa novidade legislativa exigirá mudanças significativas para os negócios sob pena de multas pesadas.

4 dicas para ter sucesso na gestão estratégica do departamento jurídico

Não à toa, riscos empresariais que envolvem a atividade jurídica estão entre os mais monitorados pelas empresas. Segundo uma pesquisa recente da Deloitte, riscos de ordem tributária e fiscal, trabalhista e sobre condutas antiéticas e fraudulentas foram os mais citados como os mais importantes de serem gerenciados entre 100 empresas brasileiras.

Dicas de gestão e análise de riscos jurídicos

O panorama mostra quão fundamental é que o gestor do jurídico tenha uma visão ampla sobre a atividade da área e uma maneira de fazer isso com uma gestão eficiente dos riscos jurídicos. Abaixo, a Academia MOL listou algumas dicas para o desenvolvimento dessa estratégia.

Identifique e classifique os riscos

Impossível mitigar riscos sem conhecê-los. Portanto, um primeiro passo para garantir uma gestão eficiente é identificar os riscos, e isso inclui saber em qual ponta da operação eles estão surgindo. Esses riscos são trabalhistas? São tributários? Contratuais? Ao mapeá-los e classificá-los, fica muito mais fácil tentar controlá-los.

Processos no Brasil: Quanto as empresas gastam anualmente

Desenvolva um plano de ação

Quando se tem um mapeamento sobre os riscos jurídicos, é possível desenvolver um plano de ação específico para cada um. Vamos imaginar que a empresa foi alvo de uma ação na justiça que poderia ter sido evitada com a inclusão de alguma cláusula num contrato específico. Com essa informação em mãos, o gestor poderá vasculhar outros documentos de mesmo teor e trabalhar para incluí-la, por exemplo, evitando um novo processo.

Monitore os resultados

Riscos mapeados, plano de ação pronto? Hora de manter os resultados sob o radar, afinal, só assim é que o gestor saberá se sua estratégia está sendo bem-sucedida ou não. Isso pode mudar tudo na tomada de decisão, uma vez que permite uma agilidade maior na correção de um erro. Se algo não estiver funcionando, pode ser mudado em tempo. E se estiver funcionando, poderá ser replicado para outras áreas do jurídico.

Apostar na prevenção

A gestão eficiente dos riscos jurídicos não pode deixar de contemplar medidas preventivas. Isso é especialmente grave quando se fala nas empresas, as maiores litigantes da Justiça brasileira. Reduzir o estoque de ações e evitar o surgimento de novos processos é algo que contribuirá positivamente para os resultados do jurídico e a operação como um todo.

ODR: 5 razões para as empresas do varejo apostarem nesse método

Essa meta é algo que pode ser conquistado por meio de métodos alternativos de resolução de conflitos, como a mediação e a negociação. Ao apostar nessas soluções, as empresas conseguirão mitigar riscos associados aos conflitos mais comuns enfrentados na Justiça, como problemas com consumidores, fornecedores, parceiros e também trabalhistas.

Um departamento jurídico eficiente é um desafio para toda empresa. Veja aqui as melhores estratégias para atingir esse objetivo

O conteúdo oferecido faz parte da Academia MOL.

Para saber mais sobre a MOL – Mediação Online, acesse www.mediacaonline.com.

Siga a gente no InstagramLinkedIn e Facebook.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Posts Recentes

Menu