Inovação no setor jurídico_absolutvision_e4_unsplash

O futuro é agora! Como a inovação está impactando o setor jurídico

BlogPosts
Nenhum comentário

O que é inovação?

Inovação é um termo que está na moda no mundo dos negócios. Na letra dura dos dicionários, a definição é a de que inovação é “a introdução de algo novo, uma nova ideia, um novo método ou um novo processo”. Uma explicação clara, mas que evidencia os contornos amplos que o termo tem, bem como as suas diversas aplicações.

Jurídico moderno: inovação nas empresas para resolver conflitos

A inovação é uma ferramenta importante para as empresas. Segundo um levantamento da consultoria PwC com os presidentes de mais de 3 mil empresas globais, a área foi citada como prioritária e imprescindível para a prospecção de novos negócios. 

Mais recentemente, foi a vez do setor jurídico ser impactado por avanços tecnológicos que estão revolucionando a maneira como o mundo, as organizações e as pessoas se relacionam com as leis. 

Conhecido como uma área “certinha”, cujos maiores símbolos são os ternos bem cortados, palavras difíceis e gravatas bem feitas, o direito está se modernizando, especialmente dentro das empresas. Cada vez mais, busca-se profissionais abertos às mudanças do setor e antenados aos benefícios da inovação e da tecnologia.  

Departamento jurídico: as competências essenciais que o diretor 4.0 precisa ter

Ainda assim, a inovação caminha lentamente no setor, embora a sua importância seja reconhecida por empresas e escritórios. Uma pesquisa da consultoria Aderant, que ouviu 138 empresas e escritórios em vários países, mostrou que 30% destas organizações contam com um profissional destacado para a área. Outra, publicada pelo site Law.com, mostrou que 44% dos entrevistados consideravam inovação “muito importante”. 

A inovação no setor jurídico

Hoje, não é difícil encontrar uma ampla gama de ferramentas tecnológicas que estão mudando o exercício da advocacia e que evidenciam o poder que a inovação tem de revolucionar esse setor. Abaixo, nós da Academia MOL listamos três áreas do setor jurídico que foram diretamente impactadas por essas novidades.

Resolução de conflitos online

Foi-se o tempo em que as empresas precisavam perder tempo e dinheiro em processos judiciais que se arrastam por anos. Graças à inovação, hoje é possível resolver conflitos por meio de plataformas digitais, bastando uma conexão de internet e sem que seja necessária a presença das partes em um mesmo lugar. 

Essa facilidade foi trazida à tona por avanços tecnológicos que permitiram a realização de sessões de métodos alternativos de resolução de conflitos online. Isso deixou o processo mais ágil e barato, uma vantagem para todos os envolvidos. Além de reduzir o estoque judicial das empresas, também evita que novos processos cheguem às vias judiciais. 

No Brasil, a possibilidade existe há alguns anos, mas tomou força a partir de 2016 com a nova lei da mediação. Segundo dados da Ab2L, associação dedicada ao fomento das legaltechs no país, há 17 startups dedicadas ao desenvolvimento dessas soluções. Um número que deve continuar a crescer. 

Menos burocracia, mais tecnologia! Os benefícios da mediação online para as empresas

Jurimetria

A jurimetria é uma ferramenta importantíssima para qualquer setor jurídico. Por meio dela, é possível extrair insights que podem ajudar no desenvolvimento da estratégia jurídica de um caso, uma vez que traz à tona estatísticas sobre o posicionamento das cortes ante um problema e permite prever cenários.

Assim como plataformas para resolução de conflitos online, o mercado brasileiro hoje oferece várias alternativas de softwares jurídicos, baseados em soluções de Inteligência Artificial, focados em jurimetria. 

Jurimetria: entenda como os dados podem ajudar o setor jurídico

Processos e contratos

A realidade do setor jurídico no Brasil é difícil. São milhares de processos, espalhados por dezenas de varas judiciais. Gerenciá-los, portanto, é um desafio e tanto, mas um que mudou de panorama com a chegada de ferramentas de automação e gestão. Essas soluções ajudam os advogados e profissionais da área a administrar documentos jurídicos, contratos e processos. 

Gostou desse conteúdo? Então não deixe de se cadastrar na nossa newsletter e fique de olho nas novidades

O conteúdo oferecido faz parte da Academia MOL.

Para saber mais sobre a MOL – Mediação Online, acesse www.mediacaonline.com.

Siga a gente no Instagram, LinkedIn e Facebook.

,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Posts Recentes

Menu