fbpx
OKR e gestão de metas no departamento jurídico

Gestão de metas e objetivos: OKR aplicado ao departamento jurídico

BlogPosts
Nenhum comentário

O que é OKR?

OKR significa Objectives and Key Results. Algo como “objetivos e resultados-chave” em português. É uma metodologia que foi criada no mundo da tecnologia pelo ex-presidente da gigante Intel, Andrew Grove, mas que vem ganhando cada vez mais tração em empresas de diferentes setores e departamentos, como o jurídico corporativo. 

Gestão de metas e de indicadores de desempenho nos departamentos jurídicos das empresas

John Doerr, investidor das maiores empresas de tecnologia, aprendeu a técnica com o próprio Grove na década de 70 e se tornou um dos maiores defensores de OKR. Na sua visão, empresas e executivos erram com frequência ao estabelecer seus objetivos, mas é possível corrigir a rota e definir o rumo certo com a ajuda desta técnica. 

A Endeavour classifica OKR como “um sistema de definição e gestão de metas”, ou seja, é uma metodologia que irá ajudar a empresa ou o departamento jurídico a entender a direção na qual pretendem seguir, transformando os objetivos em resultados. Seus principais aspectos são

  • Objetivo: é preciso, antes de mais nada, ter um objetivo claro;
  • Resultado-chave: em segundo lugar, deve-se definir o resultado que é preciso para chegar lá;
  • Alvo: quais os pontos a serem atacados para chegar ao resultado;
  • Foco: analisar com uma lupa todas as métricas relevantes;
  • Trimestre: conduzir esse exercício a cada trimestre para avaliar a evolução.

5 práticas fundamentais para uma gestão jurídica produtiva

Um exemplo de aplicação de OKR bem-sucedida? Você deve estar diante dele: o Google Chrome. Nos idos de 2008, Sundar Pichai, hoje presidente da empresa, definiu que um de seus objetivos seria construir o maior browser da internet e usou como meta a quantidade de usuários. 

A cada ano, a métrica do número de usuários foi aumentando de 20 milhões até chegar em 100 milhões. E o único ano em que ela foi efetivamente batida foi justamente no ano em que conquistaram o número de 100 milhões, em 2010.  De acordo com Pichai, sempre que percebiam que não chegariam na meta, o time se sentava e se perguntava: “O que vamos fazer de diferente daqui pra frente?”. 

Como OKR pode ajudar o departamento jurídico?

Como falamos, OKR é uma metodologia desenvolvida para ser aplicada no cotidiano das empresas de tecnologia, que precisam inovar e desenvolver produtos com rapidez e eficiência. No entanto, esse método pode ajudar outras áreas, como o departamento jurídico, que também lida com um alto volume de informações e precisa de um processo de tomada de decisão tão rápido quanto. 

Menos burocracia, mais tecnologia! Os benefícios da mediação online para as empresas

Na gestão dos departamentos jurídicos das empresas, o primeiro passo para aplicar os princípios de OKR é incorporando essa cultura no dia a dia da área. Vale lembrar que a elaboração das metas e métricas que fazem parte desta técnica precisa ser feita não apenas pelos gestores, mas por todo o time. 

Veja um exemplo de aplicação de OKR no departamento jurídico:

Objetivo: reduzir o estoque de ações consumeristas da empresa do varejo X em 30%

Resultado-chave: 

  • Mapear todos os casos ajuizados e entender o que está levando os consumidores até a Justiça;
  • Encerrar X ações que já estejam em trâmite por meio de acordos e tentar fazer o mesmo com os problemas que chegam à empresa via SAC ou ouvidoria

Alvo: 

A partir do mapeamento destes pontos, o departamento jurídico precisa então ter foco para desenvolver as métricas que irá usar e avaliar a sua evolução a cada trimestre. 

Está interessado em saber mais sobre a plataforma da MOL? Então entre em contato conosco

O conteúdo oferecido faz parte da Academia MOL.

Para saber mais sobre a MOL – Mediação Online, acesse www.mediacaonline.com.

Siga a gente no Instagram, LinkedIn e Facebook

,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Posts Recentes

Menu