Os benefícios de usar a mediação de conflitos entre bancos e clientes_milhannahwei_unsplash

5 benefícios de usar a mediação de conflitos entre bancos e clientes

BlogPosts
Nenhum comentário

Já falamos aqui no blog sobre o estado da Justiça brasileira nos dias de hoje. São milhões de processos em trâmite e anos até que os mesmos sejam resolvidos. Nessa realidade, a mediação de conflitos surge como ferramenta para empresas e pessoas físicas resolverem seus problemas sem desperdiçar tempo e nem dinheiro.

Sabe quanto as empresas gastam por ano com processos no Brasil? Veja nosso artigo sobre esse assunto

No caso dos bancos, a aposta nesses métodos é ainda mais interessante em razão do universo das suas operações: segundo a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), existem hoje no Brasil quase 23 mil agências bancárias e 161 milhões de contas correntes ativas.

Além disso, 41% da população adulta do país está endividada (fraudes de cartões de crédito, cheque especial, financiamentos), o que que ajuda a impulsionar a presença dos bancos entre os maiores litigantes da Justiça brasileira.

Os desafios enfrentados pelo departamento jurídico de um grande banco

A negociação, especialmente a realizada por plataformas digitais como a oferecida pela Mediação Online, é o método mais indicado no caso dos bancos, uma vez que pode ser aplicada em um alto volume de casos, possibilitando a redução dos seus estoques de processos e evitando novas ações judiciais.

Os benefícios da mediação de conflitos para os bancos

Ao lado da mediação, a negociação é um método alternativo de resolução de conflito no qual as partes resolvem problemas pontuais, sem a interferência de uma terceira parte ou a Justiça. E nada impede que seja usada em casos que já estejam judicializados.

Mediação online: Quais são as etapas do acordo digital?

A boa notícia é que esse processo pode ser hoje feito em um ambiente totalmente digital, não necessitando que os envolvidos estejam reunidos num mesmo lugar. Na plataforma da Mediação Online, a negociação funciona em três etapas:

  • Envio de caso: a empresa envia sua base de dados para a MOL e as propostas de acordo;
  • Negociação: a outra parte é convidada a participar. Quando o convite é aceito, começa a negociação diretamente com o banco;
  • Acordo: assim que as partes chegarem a um consenso, um acordo digital é gerado e assinado, garantindo a segurança jurídica das tratativas.

Abaixo, confira 5 benefícios do uso desse método para que os bancos resolvam conflitos com seus clientes.

1 – É mais rápida que a Justiça

Ao escolher a negociação para resolver seus conflitos, estejam eles judicializados ou não, o banco estará diante de uma solução que até 115 vezes mais rápida que os trâmites na Justiça, onde um caso em primeira instância pode levar até dois anos até ser julgado.

2 –  Custa mais barato

Só o fato de a negociação online não exigir que as partes estejam num mesmo lugar é, por si só, um fator que torna o processo mais barato que a judicialização, que ainda inclui custas processuais, perícias e outros gastos. Resultados obtidos pela MOL nesses casos revelam que a negociação pode ser até 85% mais econômica.

3 – Resolve os conflitos mais frequentes do setor

Problemas com cartões de crédito, fraudes, cobranças indevidas, conflitos de ordem consumerista ou contratuais e tantos outros são passíveis de serem resolvidos com a negociação.

4 – Pode ser usada em um alto volume de casos

Para se ter ideia do quão rápida a negociação pode ser, se tudo der certo, um acordo pode ser gerado em até cinco minutos. Como esse método é ideal para casos nos quais não é necessário um aprofundamento maior, bancos podem aproveitar da automatização e inteligência da plataforma da MOL para aplicar a negociação em dezenas de casos.

5 – Restaura a confiança dos clientes

Pela rapidez, eficiência, a negociação online é muito bem recebida pelas partes em conflito. No caso dos casos envolvendo empresas e pessoas físicas, por exemplo, o uso desse método é considerado um fator importante no aumento do NPS (Net Promoter Score), o índice que mede a satisfação com os serviços prestados.

 

Quer saber mais sobre negociação e as soluções da Mediação Online? Então entre em contato conosco

O conteúdo oferecido faz parte da Academia MOL.

Para saber mais sobre a MOL – Mediação Online, acesse www.mediacaonline.com.

Siga a gente no Instagram, LinkedIn e Facebook.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Posts Recentes

Menu